Em campanha 1
A semana política em Gaspar, iniciou e finalizou com forte atuação de candidatos ao Governo do Estado, Senado, Câmara federal e Assembleia Legislativa, que intensificaram os trabalhos de campanha eleitoral também por aqui. Na segunda-feira (27), recebemos a visita dos deputados estadual e federal, respectivamente, Gelson Merísio (PSD) e o ex-prefeito de Blumenau, João Paulo Kleinubing (DEM) postulantes ao Governo do Estado, com Marcelo Brick à Câmara FederaL. Na quinta-feira (30), os candidatos, também ao Governo do Estado, o deputado federal, Mauro Mariani (MDB), com seu vice, o ex-prefeito de Blumenau, Napoleão Bernardes, acompanhados dos Senadores, Dário Berger (MDB) e Paulo Bauer (PSDB), atual candidato ao senado, na dobradinha, com o deputado federal, Jorginho Melo (PR), os vereadores de Blumenau, o médico Marcos Antônio Wanrowsky (PSDB), candidato a deputado federal, e o gasparense de nascimento, Sylvio Zimmermann, candidato a deputado estadual também pelo PSDB, acompanhados do prefeito de Gaspar, Kleber Wand-Dall (MDB), secretários, vereadores e o presidente do MDB gasparense Walter Morello.
Em campanha 2
A comitiva de Mariani e Napoleão, que destacou-se pelo bom número de militantes e simpatizantes, criando um forte movimento na cidade na breve passagem por Gaspar, aproveitou para uma rápida visita também à imprensa local, já que tinha como objetivo principal da visita uma caminhada pelas ruas do centro da cidade, conversando e cumprimentando as pessoas. O encerramento deu-se, com a concentração e badeiraço nas escadarias da majestosa Igreja Matriz São Pedro Apóstolo. Em suas falas, por onde passa, Mariani defende questões pontuais de mudanças no atual governo, (2009 - 2018), que era comandado pelo ex-governador Raimundo Colombro (PSD), no cargo até o início deste ano, seguido pelo vice-governador e atual titular da pasta, Eduardo Pinho Moreira (MDB). Destaca-se a redução de custo com a máquina pública, maior ganho de eficência na gestão e incentivo aos setores produtivos, entre outras questões como saúde, educação e segurança Pública.
Caso Zuchi
O Candidato a deputado estadual, por Gaspar, pelo Partido dos Trabalhadores, o ex-prefeito por três mandatos, Pedro Celso Zuchi, fez na noite de ontem (31), na Associação do Banco do Brasil, no Bairro Santa Terezinha, o lançamento oficial de sua candidatura a uma cadeira na ALESC. Zuchi, que teve novamente o pedido de impugnação da sua candidatura, por conta de um processo administrativo do ano de 2009, já julgado e arquivado. A mesma situação ocorreu na eleição de 2012, foi analisada pelo Tribunal Regional Eleitoral e posteriormente a candidatura foi homologada e o candidato disputou as eleições e governou o município de Gaspar entre 2013 e 2106. Agora, o mesmo assunto se repete e Zuchi diz que assim que for notificado apresentará todos os documentos comprovando que pode continuar candidato ao pleito de 7 de outubro de 2018. O ex-prefeito alega que o assunto está resolvido e que tem a seu favor todas as prestações de contas, referentes aos três mandatos aprovadas pelo Tribunal de Contas.
Caso Colombo
O ex-governador de Santa Catariana e candidato ao Senado pela coligação "Aqui é trabalho", Raimundo Colombo, comentou a decisão, publicada no último dia 22, na qual a promotora Rosemary Machado Silva, da 27ª Promotoria de Justiça, pede o arquivamento do inquérito pelo Ministério Público de Santa Catarina sobre o caso da Odebrecht. Colombo comemora a decisão, dizendo: "Mais uma vitória. Se encerra isso. A gente sempre afirmou que o Estado nunca vendeu nenhuma ação da Casan, nunca teve nenhum negócio com a Odebrecht, nunca fez nenhum pagamento e nenhum contrato..." destaca Colombo, agora tudo ficou claro com a decisão.