Além dos familiares e amigos, a polítca gasparense e, mais especialmente o partido progressista, perderam na madrugada de domingo (24) um grande articulador e sempre muito atuante no meio político, Luiz Carlos Spengler, o Cuca (PP). Cuca, como era conhecido por todos, foi vereador de Gaspar em quatro legislaturas; presidente da Câmara de Vereadores; vice-prefeito de Gaspar entre os anos 1983 e 1988, no governo de Tarcisio Deschamps, também do seu partido na época, o PDS, e diretor-presidente do Samae de 2005 a 2008. Atualmente ocupava o cargo de assessor do deputado Federal e ex-governador, Espiridião Amin, com quem mantinha além de fortes laços de amizade, uma fidelidade partidária até os dias de hoje.
Cuca 2
Atendendo seu desejo, o velório foi realizado na Câmara de Veradores de Gaspar. A quantidade de pessoas que por lá passaram para a última homernagem a Cuca, e também em solidaderiedade aos familiares, são um testemunho da sua vida pública. Além de autoridades e lideranças políticas locais, os baloartes do partido progresista, ex-governadores e deputados federais em Santa Catarina, o casal Esperidião e Angela Amim, (a Ângela inclusive é gasparense) fizeram questão de vir a Gaspar fazer a última homenagem ao amigo Cuca.
Cuca partiu aos 67 anos de vida, mas deixou sua marca no meio político e soube fazer um sucessor, seu filho, Luis Carlos Spengler Filho, o Lu (PP), que já foi também vereador e é o atual vice-prefeito de Gaspar. O prefeito Kleber Wan-Dall (PMDB) decretou luto oficial de três dias no município e destascou: "perdemos um grande líder, um homem que tinha na política uma verdadeira paixão".
Reconhecimento
O presidente da Câmara de Vereadores de Gaspar, Ciro Quintino (PMDB), será o propositor da homenagem do título de Cidadão Honorário ao deputado federal, Mauro Mariani, presidente estadual do PMDB, que irá receber a homenagem considerando os trabalhos que Mariani vem realizando em favor do município de Gaspar. Serão homenageados também o Bispo de Marajó, o gasparense Dom Evaristo Pascoal Spengler, com o título de Cidadão Emérito, proposto pelo vereador Francisco Hostins Junior (PMDB); e com o título de Cidadãos Honorários, propostos pelos vereadores Vando Antrietti (PMDB), para o ex-prefeito de Gaspar, Luiz Fernando Poli; por Francisco Solano Anhaia (PMDB), para Neuza Cavalari, e ao Pr. Volmir Antônio Lalana, por José Ademir Moura (PMDB). A Sessão Solene acontece nesta quinta-feira (28), às 19h, na Câmara de Vereadores de Gaspar. Fica o convite para a comunidade prestigiar!
Evento x Turismo
A Oktoberfest é um dos maiores eventos de nossa região. E, apesar de ser realizada apenas por Blumenau, acaba gerando empregos e negócios para todas as cidades do Vale, inclusive para Gaspar. São milhares de turistas que vem prestigiar a festa e aproveitam para conhecer as atrações da região. Ou seja, a festa acaba sendo positiva para outras cidades além de Blumenau. Como não poderia deixar de ser, a festa exige muito empenho, dedicação, profissionalismo e investimento financeiro para ser realizada. Sozinha, Blumenau não conseguiria arcar com tantas despesas, por isso recebe uma contrapartida do governo estadual. Porém nem todos gostam da Oktoberfest. O deputado estadual Ismael dos Santos (PSD), indicou ao Governo do Estado que não repasse dinheiro para a festa.
Evento x Turismo 2
O deputado argumentou que o valor que seria disponibilizado para a festa poderia ser investido em outra área, como a saúde. Um banho de demagogia. O parlamentar só não disse que, parte do caos da saúde do Estado é reflexo da falta de repasses pelo governo. É importante o investimento em saúde? Claro! Agora não podemos criar uma rixa entre uma festa e a saúde. Manter a saúde em dia é uma obrigação do estado. O que o nobre parlamentar poderia fazer era cobrar do governador um aumento das verbas para a saúde, ou então apresentar uma proposta cortando metade dos benefícios dos nobres parlamentares, para que fosse enviado para a área. Situação que nunca irá acontecer.
Deixe seu comentário