Buscando recursos

 A vereadora Franciele Back (PSDB) fez no Centro Administrativo, em Florianópolis, um apelo por melhorias na Rota das Águas, no Distrito do Belchior. Em audiência na tarde de quinta-feira (16), foi recebida pela vice-governadora Marilisa Boehm (PL), a quem entregou ofício com os detalhes sobre a necessidade de pavimentação de vias entre os parques aquáticos da região e da falta de sinalização turística na região, que atrai mais de 300 mil turistas por ano. A vice-governadora, mostrou-se simpática a iniciativa e disse que encaminhará o pedido à Secretaria de Estado da Infraestrutura e Mobilidade para avaliar os projetos já existentes e a possibilidade de solução para a demanda.


Convênio UNIFEBE, PMSC e ZM

 Um Convênio entre UNIFEBE, PMSC e ZM prevê bolsas integrais para jovens aprendizes. Os estudantes terão direito ao benefício após atuarem no 18º Batalhão da Polícia Militar por dois anos. A professora Rosemari Glatz, reitora da UNIFEBE e o professor Sergio Rubens Fantini, vice-reitor, representaram a instituição na tarde de segunda-feira (13), no ato em que foram apresentados no 18º Batalhão, quatro novos menores aprendizes que atuarão em setores administrativos da Polícia Militar, em Brusque. A contratação dos jovens foi realizada por meio de um convênio entre a polícia e a empresa ZM, tendo como instituição interveniente o Centro de Integração Empresa-Escola (CIEE). A UNIFEBE também é parceira do projeto. O convênio tem como objetivo viabilizar ações capazes de possibilitar a qualificação de até quatro alunos, considerados economicamente carentes e em situação de vulnerabilidade social. Os estudantes que iniciarem o projeto receberão, após o período de participação (dois anos), uma bolsa integral de Graduação em qualquer curso da UNIFEBE, exceto Medicina. A contratação e o cessão dos jovens aprendizes ao batalhão é realizada pela empresa ZM, por intermédio do CIEE. De acordo com o tenente-coronel Pedro Carlos Machado Júnior, comandante do 18º BPM, o projeto é uma grande oportunidade para os participantes.


Nota de Repúdio

 A Associação Empresarial de Gaspar (ACIG), que representa o setor produtivo e de serviços do município, publicou nota manifestando-se contra a decisão da prefeitura em decretar “ponto facultativo” nos dias 20 e 21 de fevereiro por conta das comemoração do carnaval. Destacando “Embora seja uma data festiva em outras regiões do país – e até de Santa Catarina, no Vale do Itajaí essa não é uma tradição, tanto que a indústria, empresas locais e comércio mantêm suas atividades lineares no período. A definição de ponto facultativo do Poder Público acaba interferindo nas prestações de serviços básicos, a exemplo das escolas e creches municipais, que estarão fechadas. Isso impacta diretamente na escala dos trabalhadores, que nem sempre têm com quem deixar os filhos durante o expediente. Como entidade representativa, a ACIG repudia o ato e solicita uma atenção especial a este tipo de decreto, considerando a fluidez das atividades que regem a economia da cidade e o bem-estar dos trabalhadores de Gaspar e suas famílias”. É isso aí, está mais do que na hora do poder público mudar as velhas práticas, que além de trazer prejuízos econômicos e ao desenvolvimento, ainda criam uma imagem muito negativa da máquina pública.


Inscrições abertas no IFSC-Gaspar

 O IFIC, Câmpus Gaspar, está com as inscrições abertas de 16 a 24 de fevereiro. O Edital já está publicado e as inscrição para as vagas ofertadas deverão ser feitas exclusivamente pela internet na página do SISU. Metade das vagas são reservadas para quem fez todo o Ensino Médio em escola pública. Será levada em consideração a nota do estudante no Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2022, para o primeiro semestre de 2023. No Câmpus Gaspar, serão 120 vagas, 40 para o de Tecnologia em Análise e Desenvolvimento de Sistemas, 40 para o de Tecnologia em Design de Moda e 40 para o de Tecnologia em Processos Gerenciais.


Investimentos  

 O Rotary Blumenau Norte recebeu nesta semana os assessores de investimentos, Roberto Pereira e Luca Rosário (foto acima), para uma palestra sobre investimentos internacionais. A dupla, que já atua no mercado financeiro na capital, projeta abrir um escritório de investimentos da corretora EQI Investimentos/BANCO BTG aqui no município no segundo semestre deste ano. Na pauto do encontro, destacou-se a possibilidade de bons negócios e oportunidades para proteger o patrimônio.


Naatz, novo Presidente da Comissão

 O deputado estadual, Ivan Naatz (PL), reeleito para o segundo mandato com 45.304 votos, é o novo presidente da Comissão de Trabalho, Administração e Serviço Público na Assembleia Legislativa de Santa Catarina - ALESC. Naatz no mandato anterior, foi oposição acirrada ao governo Moisés, atuou forte no seu papel de legislador, que é de fato, fiscalizar a atuação dos governadores e apresentar projetos de lei, resoluções, decretos e propostas de emenda às Constituições Estaduais. Hoje, está do outro lado do “balcão”, compõe na ALESC, a base do governador de Santa Catarina, Jorginho Mello do seu partido, que elegeu 11 deputados estaduais. Naatz, comemora também o retorno em ritmo normal, das obras de Duplicação da BR 470, já que estavam em ritmo lento, quase parando por falta de pagamento de parte do Estado para a empreiteira.