Boa notícia
data-filename="retriever" style="font-family: "Helvetica Neue", Helvetica, Arial, sans-serif; font-size: 13px; width: 100%;">
Foto: Divulgação
A Associação dos Jornais do Interior de Santa Catarina (ADJORI/SC), por meio do seu presidente e diretor deste bissemanário, José Roberto Deschamps (foto ao lado), firmou um importante convênio de veiculação de mídia junto à Assembleia Legislativa do Estado de Santa Catarina. Um momento histórico para uma das maiores associações de jornais (impresso e online) do País. Um trabalho brilhante e que merece aqui o destaque, justamente no espaço dele no JM que, por motivos, óbvios passou a coluna desta quarta-feira para este interino.
Vacinômetro
O Governo do Estado lançou nesta segunda-feira, 31, o Vacinômetro, um painel interativo onde qualquer pessoa pode consultar, em tempo real, as informações de doses aplicadas da vacina contra a COVID-19 em Santa Catarina. A nova ferramenta oferece mais transparência aos dados estaduais no que se refere ao andamento de uma das maiores campanhas de vacinação já realizadas no estado. No painel estão disponíveis informações sobre o número total de doses aplicadas, sendo possível também fazer a consulta por doses (um e dois); número de vacinas recebidas do Ministério da Saúde, além de informações sobre o número de doses aplicadas por grupo prioritário e cobertura vacinal. Todas as informações poderão ser consultadas em nível estadual, por regional de saúde e por municípios. O abastecimento do sistema é de responsabilidade dos municípios, que devem fazer o registro de todas as doses aplicadas de forma correta e, em tempo oportuno, para que seja possível acompanhar a evolução da vacinação no estado de Santa Catarina em tempo real. Mais um passo importante do Governo Estado no controle à pandemia e transparência de informações.
Bolsonaro
Bem ao seu estilo bateu/levou, o presidente da Jair Bolsonaro deu uma sugestão a quem está pedindo uma terceira rodada de Auxílio Emergencial: "vá ao banco pedir empréstimo". O presidente disse que o País gastou com o Auxílio Emergecial o equivalente ao pagamento de dez anos de Bolsa Família. De fato, se o governo for fazer um pente-fino vai descobrir que muita gente não precisaria receber o Auxílio, mas o governo pagou por total descontrole.
Manifestações
A esquerda deu um prova contundente de que o discurso é uma coisa, a prática é outra. Depois de criticar as aglomerações provocadas pelo presidente, convocou uma manifestação, no último final de semana, com milhares de pessoas se aglomerando pelas ruas das capitais sem máscara. Os protestos terminaram em confronto com a Polícia Militar em algumas capitais. Não se trata de prostestar contra a atuação do governo durante a pandemia, mas de uma manifestação pré-eleitoral.
Futebol e pandemia
Enquanto se fala em uma terceira onda e os hospitais seguem empilhando pacientes acometidos de COVID-19, o governo brasileiro decidiu abrir as portas para a Conmebol fazer a Copa América. Um absurdo, um desrespeito ao momento em que o país e o mundo vivem. E tudo porque tem uma briga com a mídia neste meio-campo.
Pedido de informações
O vereador Dionísio Bertoldi (PT) está atrás de informações da obra da passarela sobre a ponte da Rua Itajaí, próximo ao Alvorada. Em requerimento, o vereador quer detalhes da rescisão de contrato com a empresa Di Fatto Indústria e Comércio LTDA, que, segundo a Prefeitura, não cumpriu com o contrato. O vereador diz que, no site da Prefeitura, não existem informações claras sobre o assunto, nem tampouco se existe algum processo administrativo em andamento. Bertoldi também está solicitando documentos, entre eles cópias do projeto, dos contratos, dos diários de obra, das notas de empenho e das notas fiscais. Outra obra que merece atenção do Legislativo é a do mirante em frente à Praça Getúlio Vargas. A obra anda devagar quase parando, se é que não parou. Bertoldi também quer saber os nomes das entidades civis e religiosas que receberam subsídios do município nos últimos 15 anos e a comprovação dos repasses. A Prefeitura tem 15 dias úteis para responder ao vereador petista.
Vacina do Bem
A campanha de arrecadação Vacina do Bem, organizada pela Conferência Vicentina com o apoio da Prefeitura de Gaspar, arrecadou 580kg de alimentos através de doações da comunidade. As contribuições foram realizadas por quem recebe a vacina no Centro de Vacinação da Covid-19, na Arena Multiuso Prefeito Francisco Hostins.
Os alimentos ficam sob responsabilidade da Conferência Vicentina, que realiza a triagem e distribuição. Os alimentos e materiais de higiene e limpeza continuam sendo arrecadados no Centro de Vacinação. A entidade reforça que os itens prioritários de doação são café em pó, óleo de soja, leite integral e pacotes de biscoito. Além disso, a entidade pede, se possível, a doação de produtos de higiene pessoal, como sabonetes, creme dental, absorventes, shampoo e papel higiênico.
Esta ação faz parte da Campanha Fica Bem Gaspar, lançada no ano passado com o objetivo de agregar todas as ações em prol das pessoas no enfrentamento à pandemia. Na ocasião, a Conferência Vicentina e a Prefeitura já firmaram parceria com diversos empresários e instituições. Mais de 35 toneladas de alimentos e materiais de higiene e limpeza foram arrecadados e cerca de duas mil famílias atendidas. Gaspar se fortalece cada vez mais com a solidariedade da nossa gente! Parabéns a todos que estão contribuindo!