Amve tem nova diretoria
Por Alexandre Melo (Interino)
style="width: 100%;" data-filename="retriever">
Foto: Divulgação/O jovem prefeito de Ascurra assumiu o lugar de Wan-Dall na AMVE
Eleito presidente da Associação de Municípios do Vale Europeu (Amve) em dezembro do ano passado, o prefeito de Ascurra, Arão Josino da Silva, foi empossado na terça-feira (1/2). Ele assumiu o lugar que era do prefeito de Gaspar, Kleber Wan-Dall, que liderou a entidade por um ano.
Junto com o novo presidente, tomaram posse os demais prefeitos da Diretoria Executiva e do Conselho Fiscal da Amve, eleitos por aclamação. Ao lado do presidente, está o prefeito de Rodeio, Valcir Ferrari, como vice-presidente Institucional; o prefeito de Brusque, José Ari Vequi, como vice-presidente de Articulação Política; a prefeita de Benedito Novo, Arrabel Murara, como vice-presidente de Políticas Públicas; e o prefeito de Blumenau, Mario Hildebrandt, como tesoureiro. Além destes, serão empossados os prefeitos membros do Conselho Fiscal da entidade.
Procuradoria da mulher
No dia 11 de fevereiro, a Câmara de Vereadores de Gaspar vai inaugurar oficialmente a Procuradoria Especial da Mulher. Criada em 2021, a PEM é mais um órgão público que trabalho no atendimento e orientação às mulheres vítimas de violência e na divulgação dos seus direitos. Além das autoridades locais, a Procuradora Especial da Mulher na Assembleia Legislativa de SC, deputada Ada De Luca (MDB) deve comparecer. Recentemente, a vereador Zilma Sansão Benevenutti foi reconduzida ao cargo de Procuradora Especial e a vereador Mara da Saúde na função de Procuradora Adjunta.
Outdoor e campanha
O deputado estadual, Ivan Naatz (PL), investiu num outdoor na Rua Itajaí (próximo à ponte do Alvorada) onde faz referência à contribuição que deu para uma obra no bairro Bela Vista. Na verdade, o outdoor soa como uma provocação ao também pré-candidato a deputado estadual Rodrigo Althoff. Os dois já foram do Partido Verde e hoje estão novamente juntos no PL. Porém, não os convidem para o mesmo jantar, pois pode ser indigesto. Aliás, sobre o outdoor me ocorreu uma dúvida. Estamos em período pré-eleitoral desde 1º de janeiro. Será que é permitido este tipo de propaganda? Naatz é o coordenador da campanha do PL no Vale, além de advogado, deve saber o que está fazendo.
Tá proibido
É lei em Santa Catarina. Competições de corridas de cães estão proibidas de serem realizadas no Estado. A proibição está valendo desde o final de dezembro com a sanção do governador ao projeto de lei aprovado pela Assembleia Legislativa.
Novo discurso
A FIESC mudou o tom do discurso. Depois do seu presidente, Mário Cezar de Aguiar, criticar abertamento o corte de R$ 43 milhões no orçamento da União para obras rodoviárias (as BRs) no Estado, a entidade divulgou levantamento que revela que, se forem aplicados os mais de R$ 268 milhões previstos, haverá um acréscimo de 69% em investimento do Governo Federal nas obras rodoviárias previstas para o Estado na comparação com 2021.
Serviços ou empregos?
Há alguns meses atrás, me disse um consultor empresarial de Gaspar, respeitado pelo seu conhecimento, que o melhor para uma cidade não é gerar empregos formais para a indústria, mas prestadores de serviços. Isto porque os empregos formais atraem trabalhadores sem qualificação, além do fato de que os salários não são assim tão atrativos, ou seja, a renda per capita acaba despencando. Eu fiquei analisando essa explicação e conclui que o melhor mesmo são as empresas prestadoras de serviços, mesmo que informais, pois elas trazem profissionais capacitados nas mais diversas áreas e desenvolvem a economia.