Enfim, o Vale reconhecido

Por

Não é novidade que as administrações estaduais anteriores esqueceram o Vale do Itajaí. Obras por aqui, somente aquelas extremamente urgentess, como a contenção de cheias e a construção de uma penitenciária. Gaspar chegou até a sonhar com uma grande obra, o Anel de Contorno, mas aí o projeto extrapolou os limites financeiros do Governo Raimundo Colombo.

Nesta semana, o governador Carlos Moisés deu uma demonstração inequívoca de que olha o Vale do Itajaí com muito mais reconhecimento e até respeito do que seu antecessores. Num único dia liberou mais de R$ 40 milhões em recursos para obras. Esteve em Ilhota, onde também deixou convênios assinados que totalizam quase R$ 7 milhões.

Sem dúvida, não se trata de privilégio, agrado ou de política, mas de justiça, ou seja, do governo do estado reconhecer a importãncia da região no contexto econômico de Santa Catarina, afinal, aqui está o segundo maior PIB do Estado e, portanto, geramos impostos suficientes para ter retorno em grandes obras estruturantes.

Gaspar ficou de fora dessa vez, mas não por isso vamos achar que fomos preteridos, pois já foi o tempo em que cada município pensava dentro do seu quadrado. Hoje, vivemos numa região metropolitana, onde não existem fronteiras e o que é feito num município certamente vai beneficiar a cidade vizinha. Oxalá, o Vale do Itajaí continue a receber essa atenção e possa recuperar o tempo perdido.