As mudanças na comunicação tem levado a informação para uma nova direção. Se ainda não sabemos exatamente o destino final desse caminho, no mínimo, já sabemos da importância da mídia regional, pois existe uma carência cada vez maior pelo conteúdo local. A notícia que as comunidades precisam não está mais na grande imprensa, mais preocupada com fatos globalizados, o que não deixa de ser também uma tendência dos maiores grupos de comunicação do mundo.

Se não tem espaço mais na chamada grande mídia para assuntos locais, essa lacuna passa a ser ocupada pela mídia regional ou local. Para o poder público a atuação da mídia local é ainda mais necessário.

Se essa divulgação se dará pelo jornal impresso, rádio comunitária, site, blog, TV online ou ainda TV Indoor isso depende de cada região.

O governo do estado tem percebido essa mudança e vem se aproximando dos veículos de comunicação locais, já que espaço na grande mídia é cada vez menor. A vidinha das pequenas cidades que antes não interessava a grande imprensa, agora interessa menos ainda.

O projeto de integração da mídia regional, apresentado ao governo do estado essa semana e que vai potencializar ainda mais a informação em todos os cantos do nosso estado é uma forma organizada da mídia regional ocupar o lugar que lhe é seu de direito. Quem ganha com esse projeto é o cidadão, que vai passar a ser melhor informado com notícias locais e regionais. Estamos numa transição, e queremos nos diferenciar como veículo de comunicação engajado na defesa das cidades e seus cidadãos, mais próximos das soluções e dos problemas que tão bem conhecemos.