A próxima terça-feira será de muita alegria para a vovó Adélia Rocha Richartz e seus familiares. Neste dia, ela completa 95 anos de vida. Dona Adéia nasceu no dia 14 de maio de 1924. Ela morou toda a sua vida no Braço do Baú, em Ilhota. Foi lá que casou com Bertoldo Richartz (já falecido).

O casal permaneceu junto por 60 anos. Hoje, a vovó Adélia mora com uma filha e o genro, que a cercam de muito carinho e atenção. O casal teve dez filhos (dois já falecidos). Mesmo com toda a dedicação aos filhos, Adélia aprendeu a costurar, profissão que a tornou muito conhecida em Ilhota e região. E quem disse que ela parou de trabalhar? Dedica-se até hoje à arte que a tornou conhecida como "Adélia da Costura" por seu cuidado e perspicácia com cada peça que produzia. Conseguiu assim, público nas cidades vizinhas de Itajaí, Luiz Alves, Gaspar e Blumenau..

Ela continua firme em frente à máquina de costura, apenas reduziu um pouco as horas de trabalho em função da idade. A quinta neta, Katlin Ricahrtz Ferreira, conta que o dia de trabalho da avó começava antes das 5 horas da manhã. "Ela ia até a meia-noite".

Hoje, a especialidade de dona Adélia é a confecção de peças de cama e mesa e cortinas, mas se aparecer algum cliente querendo um outro tipo de vestuário mais simples, a vovó Adélia não rejeita. Talvez, esse seja o grande segredo da sua longevidade: o trabalho.

Sempre cercada dos filhos - a maioria mora em Gaspar e Ilhota - , dos 19 netos e sete bisnetos, dona Adélia sente-se muito feliz e agradece a Deus a oportunidade de poder chegar aos 95 anos de idade com muita saúde. A neta conta que a avó sempre foi muito otimista, religiosa e "conversadeira".

Katlin diz que este é mais um momento para agradecer a Deus por dar saúde para sua avó se manter na ativa, sempre lutar pela vida e união da família. "Enquanto netas de Dona Adélia, temos a certeza de sermos privilegiadas por ter uma avó tão lúcida, saudável, trabalhadora e carinhosa, exemplo de dedicação ao trabalho e à família. Às vésperas de seus 95 anos, ela afirma que tem se cuidado para comemorar os 100 anos com muita saúde! É uma senhorinha que impressiona pelo pouco tamanho e tanta idade, mas que surpreende pela força de vontade e alegria de viver", conclui Katlin.