Carta aos gasparenses
É muito comum ouvirmos que o futuro de nosso país está nas mãos dos jovens e que são eles a esperança de um país melhor. Apesar disso, é muito difícil vermos jovens em espaços de decisão, em especial a política.
A juventude deve construir o seu espaço, os mais vividos não farão isso por nós, logo é importante sabermos quais são as nossas bandeiras. Somos muitas tribos, grupos e expressões. Cada um de nós tem sua personalidade, sua forma de pensar, julgar e agir, porém nossa bandeira nos une, pois o Brasil é a nossa bandeira!
No mês de julho terei a honra de assumir uma cadeira na Câmara Municipal, fruto de um ato de coragem que foi minha candidatura a vereador com apenas 19 anos de idade além de um consenso criado em um debate provocado pelo Vereador Rui Deschamps no meu partido, o PT, de que esse setor que muitas vezes é sub representado precisa ser valorizado tendo mais espaço.
Os sucessos das minhas ações dependerão de muita conversa, articulação, construção e debates. Terei limites, serei um entre 13 vereadores, precisarei que o prefeito sancione meus projetos, esses fatores não posso controlar, porém não darei espaço ao erro e ao fracasso, tenho me preparado muito, pretendo conquistar através do conteúdo, aliás, essa deveria ser a essência da política, o conteúdo, as ideias e os sonhos.
A transparência dos gastos públicos, o transporte coletivo, os direitos dos animais e principalmente o protagonismo da juventude estarão entre as bandeiras que levantarei durante meu mandato, através de Projetos de Lei, Requerimentos, Indicações, Audiências Públicas e muito conteúdo.
Para além disso, tenho consciência que assumo como vereador em tempos difíceis, o cidadão brasileiro está perdendo a esperança, deixou de acreditar na política e isso é muito perigoso. Sempre que se negou a política, demos espaço aos piores regimes de nossa história, é na negação da política que emerge o autoritarismo que restringe a liberdade.
Esse cenário de desesperança no futuro do país só aumenta a minha responsabilidade, pois tenho consciência que muitos que não acreditam mais nos políticos que estão no Congresso Nacional apostam na juventude para promover as mudanças e reformas que nosso país tanto precisa.
Estar vereador aos 20 anos de idade, sendo o mais jovem vereador do estado e o primeiro ex-vereador mirim a ser empossado em cargo eletivo, só faz sentido se for para fazer diferente! É preciso inaugurar uma nova política, um novo olhar, um novo jeito de fazer as coisas, esse é o meu desafio, essa será a minha maior meta: Fazer a verdadeira nova política e assim renovar a esperança!
Convido todos os gasparenses, de todas as idades, a fazer parte desse momento, até a minha posse realizarei uma série de visitas aos grêmios estudantis, entidades de classe, associações de moradores, empresas e famílias, pois tenho consciência que só terei sucesso se fizer uma trajetória coletiva, plural e inclusiva.
Gasparense, quero te ouvir e quero estabelecer um diálogo com você! E assim construirmos, juntos, uma nova política, pois tenho certeza que é possível fazer diferente, agora vamos além das convicções e vamos provar que está nascendo a nova política em Gaspar!
João Pedro Sansão,
Vereador suplente