COSTUMES ITALIANOS E CULTURA GASPARENSE

Por



Sendo Gaspar uma cidade povoada por descendentes de imigrantes Italianos ( e não só esses mas como também germânicos, belgas e açorianos ) é notório que tenha incorporado traços dos costumes destes povos a sua própria cultura . No caso dos italianos especificamente, o intercâmbio cultural é o mais completo. Com certeza a melhor herança que recebemos dos ´´Nonos´´ foi a culinária. Os colonos tiveram a capacidade de transformar alimentos consumidos diariamente em iguarias.
Com certeza a maior delas é a Polenta. Feita a base de Fubá, ela, consumida pelos mais pobres se tornou nos dias de hoje um alimento muito versátil. Com queijo, com leite, frita, ou cozida da forma tradicional e preparada junto da Galinha velha, tem o poder de reunir famílias inteiras para o almoço.
Mas não só a polenta se tornou fenômeno, a dieta dos antigos imigrantes também tinha muitas masas em sua composição. Uma das mais interessantes o Tortéi, principalmente o recheado com abóbora. Este que se assemelha a um pastel, é feito de massa caseira e recheado, porém ao invés de frito é cozido.
Estes alimentos tiveram a mesma evolução que a tão amada feijoada, que surgiu como comida "de pobre" e se tornou iguaria internacional.
Por Luis Cesar da Silva Júnior.