você já sentiu irritação ou raiva alguma vez? Você sente tensão quando está no trânsito, nas filas, no ambiente de trabalho? Percebe que há muita violência no mundo? Se as respostas foram afirmativas você irá se interessar pelas próximas linhas.

 Muitas pessoas acham que a raiva é uma emoção negativa. Porém, esta emoção é parte integrante da experiência humana e pode ser trabalhada a nosso favor. Lidar com pessoas irritadas está se tornando cada vez mais desafiador. É fácil ser contaminado por um ambiente onde a raiva está presente, com trocas de alfinetadas infindáveis, que perturbam e não resolvem o problema.

 A raiva é uma emoção poderosa. Ela pode variar de irritação leve a raiva intensa. Vem acompanhada de mudanças biológicas em seu corpo. Quando você fica com raiva, há um aumento dos batimentos cardíacos e da pressão sanguínea e os hormônios do estresse são liberados. Isto pode causar tremores, suor quente. Você pode perder o controle e experimentar uma variedade de outros sintomas desconfortáveis. Quando as pessoas sentem raiva, elas, frequentemente, agem de maneira agressiva. Comportamentos raivosos incluem: gritar, jogar coisas, criticar, ignorar, atacar e, às vezes, se retirar e não fazer nada. A raiva pode levar à violência se não for devidamente controlada. Algumas pessoas usam a raiva como desculpa para serem abusivas em relação aos outros. Homens e mulheres administram e expressam a raiva de maneiras diferentes. Com os homens, a raiva pode ser a emoção primária, visto que muitos homens acreditam que a raiva é a emoção mais legítima de expressar seu poder e masculinidade. Para as mulheres, a raiva fica afogada em lágrimas.

 A raiva se torna um problema quando ela cria dificuldades para você na esfera dos relacionamentos, no trabalho, prejudica sua saúde, sua vida ou gera problemas com a lei. A raiva também é um problema quando as outras pessoas ao seu redor estão com medo, mágoa ou sentem que não podem falar com você ou discordar de você. Aprender a administrar a raiva não é algo que ocorre num piscar de olhos. É um longo caminho a ser percorrido, mas lembre-se: "não é para ser fácil, é para valer a pena!"

Patrícia Santos, consultora e palestrante