Alvaro Correia Escritor e Ex-deputado estadual
Gaspar se prepara para viver e comemorar o aniversário de um acontecimento dos mais importantes da sua história. Trata-se da chegada à nossa cidade, no ano de 1952, das Irmãs Franciscanas, que aqui foram recebidas com festas pela nossa população. Elas faziam parte da Congregação das Irmãs Franciscanas da Imaculada Conceição, fundada por Madre Francisca Lampel e mais cinco professoras na Áustria, em 1843.
Chegando num município dominado pelo catolicismo, as Irmãs Franciscanas, pela sua origem e maneira de agir, vieram aumentar ainda mais esse espírito religioso dos gasparenses. Os atos religiosos registrados em Gaspar com a participação das Irmãs ganharam maior destaque, pois a elas coube conduzir e orientar as rezas e os cânticos das missas, procissões e outros atos religiosos aqui praticados pela nossa população. Além da sua importante participação nas atividades da nossa Igreja, cabe registrar o grande impulso dado pelas Irmãs Franciscanas na área da educação. Inicialmente ofereciam aulas de pintura, datilografia, bordado, costura e música, em casa, além de apoiar aulas no ensino primário do EE Honório Miranda. No ano seguinte abriram o Jardim de Infância São José, depois veio o Ensino Fundamental até que em 2001 iniciaram o Ensino Médio.
O Colégio Madre Francisca Lampel, o nosso "Colégio das Freiras", como ficou conhecido, é sem dúvida um feito histórico, de relevância em Gaspar pelo muito que representou em favor do ensino e da formação da nossa juventude. Os 70 anos da chegada das Irmãs Franciscanas a Gaspar foi comemorado com uma Missa de Ação de Graças na Igreja Matriz de Gaspar.
Deixe seu comentário