Secretaria de Desenvolvimento Social capacita novos entrevistadores do Cadastro Único
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(Fotos: foto: prefeitura de Blumenau )
No treinamento participaram 15 servidores dos Cras e do setor do Cadastro Único.
A Secretaria de Desenvolvimento Social (Semudes) capacitou 15 novos entrevistadores do Cadastro Único. O treinamento aconteceu entre os dias 12 e 14 de julho e foi ministrada por duas assistentes sociais do quadro efetivo da Semudes, que são instrutoras capacitadas pelo Governo Federal.
Está capacitação é voltada para servidores dos Centros de Referência de Assistência Social (Cras) e do setor do Cadastro Único. Os entrevistadores são responsáveis por coletar as informações das famílias e mantê-las atualizadas.
"Capacitar esses servidores é multiplicar o esforço para chegar nas pessoas que mais precisam, pois é por meio do Cadastro Único que conhecemos a realidade da população. Quanto mais pessoas qualificadas, mais dados são registrados e isso impacta diretamente no planejamento das políticas públicas." explica a diretora geral da Semudes, Dalva da Silva.
O Cadastro Único é um instrumento que identifica e caracteriza as famílias de baixa renda, permitindo que o governo conheça a realidade socioeconômica dessa população. Portanto todas as famílias atendidas pela Política de Assistência Social devem estar cadastradas e com os dados atualizados. Através do Cadastro Único é possível acessar os benefícios federais, como Bolsa Família, Benefício de Prestação Continuada (BPC), Tarifa Social de Energia Elétrica, Programa Minha Casa Minha Vida, entre outros.
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