Bope foi acionado para recolher material e fazer a detonação. O autor foi preso.

Na tarde desta terça-feira, dia 15, a Polícia Militar de Blumenau, juntamente com o Batalhão de Operações Especiais (Bope) e com o apoio do Corpo de Bombeiros e da Polícia Civil, deu início a uma ocorrência envolvendo artefatos explosivos. 

Tudo começou quando a guarnição realizada patrulhamento pela Rua Fritz Spernau, popularmente conhecida como Rua da Coca, no bairro Itoupava Norte. Quando passava próximo a empresa FEMSA/ COCA-COLA, uma pessoa abordou os policiais e informou que havia um automóvel Volkswagen Gol, placas de Palmitinhos, Rio Grande do Sul, estacionado ao lado da empresa, na Rua Dolores Duran, em atitude suspeita.

Quando a viatura se aproximou tentou sair com o veículo, porém não teve espaço devido a estar fechado pela viatura. Os policiais fizeram abordagem e identificado do suspeito, um homem de 35 anos, que já tinha passagens pela polícia. Foi lhe questionado o que ele estava fazendo naquele local e se havia algo de errado com o veículo. O homem respondeu aos policiais que no interior do carro havia material explosivo e que iria entregar isso a um terceiro.

Diante das informações, os policiais dizerem busca pessoal no homem, sendo que nada de ilícito foi encontrado junto ao corpo e vestes do homem. Porém, o relato do abordado chamou a atenção da guarnição, tendo em vista que o local em que ele estava estacionado ser muito próximo a uma empresa de guarda e transporte de valores. 

O abordado também informou que havia artefatos na parte da frente do veículo sob o assoalho, no lado do carona, e na parte de trás em cima do banco de passageiro. Foi feita a aproximação do carro e os policiais puderam observar que o material, aparentemente, era explosivo.

O homem relatou à PM que se tratava de emulsão encartuchada cordel detonante e espoleta.

Diante do risco por se tratar de artefato explosivo, o local foi isolado e iniciou-se o protocolo de primeira intervenção em ocorrência com explosivo, sendo acionado o Sargento e Oficial comandante do Policiamento. Em seguida, o Bope também foi acionado, tendo em vista que a equipe é a responsável por ocorrências deste nível. Além disso, a Polícia Civil e o Corpo de Bombeiros Militar também foram acionados para prestar apoio. 

Em conversa com o abordado, ele informou que em sua residência, localizada ao lado do Shopping Park Europeu, na Rua 7 de Maio, havia mais explosivos. 

As equipe se deslocado até o local, onde foi confirmado um artefato semelhante a explosivo, sendo o local também isolado.

A equipe do Bope esteve no local para realizar a identificação e recolhimento dos artefatos e, após, fez a detonação dos artefatos em local seguro. O relatório técnico será encaminhado à Polícia Civil em 15 dias, para início da investigação. 

O autor recebeu voz de prisão e um boletim de ocorrência foi confeccionado.