Segurança nas escolas é tema de palestra em Blumenau
Polícia Militar levou a profissionais da rede pública de ensino o programa Rede de Segurança Escolar
Na manhã desta terça-feira, 23, a Polícia Militar de Santa Catarina (PMSC), através do 10º Batalhão de Polícia Militar (BPM), em parceria com a Prefeitura de Blumenau, ministrou uma palestra para profissionais da rede pública de ensino sobre o tema Terrorismo Doméstico com Múltiplas Vítimas, no auditório da Associação dos Municípios do Vale Europeu (Amve), em Blumenau.
O encontro faz parte do Rede de Segurança Escolar, um programa institucional da PMSC, que tem por escopo desenvolver ações policiais militares junto à comunidade escolar, prestando serviços de apoio e de consultoria de segurança escolar, de assessoramento e atendimento com base em aspectos estruturais e não estruturais das Unidades de Ensino.
A Polícia Militar desenvolve ações permanentes a fim de evitar desordens e crimes nas escolas. Para tanto, no ano de 2023, 6.763 profissionais da rede de ensino na cidade de Blumenau receberam a capacitação para este tema, sendo mais de 213 palestras realizadas. Como houve novas contratações este ano, se fez necessário novas ministrações por parte da corporação no intuito de abranger estes profissionais.
O objetivo da palestra é que todos os profissionais da rede de ensino, estejam aptos a enfrentar uma possível ameaça de ações criminosas dentro do ambiente escolar. O encontro teve duração de quatro horas e participaram 125 educadores, tendo ainda outra palestra agendada para esta semana para atender os demais profissionais.
A formação consiste em preparar os servidores públicos para o protocolo FEL (fugir, esconder e lutar), de forma a prevenir, minimizar ou eliminar qualquer detrimento causado por um possível agressor, antes da chegada da guarnição policial militar.
O comandante do 10º BPM, tenente-coronel Márcio Alberto Filippi, esteve presente na cerimônia de abertura e enfatizou a importância de todas as instituições no engajamento e agilidade para a capacitação desses profissionais, visto a real necessidade pela qual fatidicamente fomos obrigados a passar.