Coluna #Nossas Origens 'Nos tempos de Agostinho'


 Agostinho Alves Ramos foi o diretor da Colônia Itajaí Grande entre 1835 e 1843 quando foi substituído pelo Major Henrique Etur. Neste período o casal Alves Ramos representava o centro das decisões comunitárias.

 Os esquifes dos falecidos eram transportados em canoas duplas pelo rio até o cemitério de Itajaí. Os casamentos aconteciam na igrejinha de Itajaí, o cortejo festivo seguia pelo rio até a igrejinha do S. S. Sacramento e da Imaculada Conceição em Itajaí. Transferências de documentação aconteciam através de Agostinho, na prefeitura de Porto Belo.

 "Os de Gaspar" estiveram muito ligados a Itajaí e Porto Belo. Durante várias décadas grandes negócios comerciais de importação e exportação e imobiliários foram realizados exclusivamente através da firma de Agostinho Alves Ramos.

 Além de poeta, nosso primeiro diretor foi um grande líder, acolheu padres, professores, empresários interessados em estabelecer-se aqui com seus negócios de colonização. Grande colaborador na estruturação da Colônia Belga de Ilhota, tendo hospedado Charles Van Lede, fundador de Ilhota, foi também grande parceiro de Hermann Blumenau.

 Agostinho faleceu em 1854 em Itajaí. Nesta ocasião já era viúvo e sem descendentes, antes de morrer, vendeu todos os seus negócios e propriedades para Dr. Blumenau.



Dr. Hermann Bruno Otto Blumenau séc XIX



Antigo mapa das terras do centro de Gaspar




     A partir de 1854, a Colônia Itajaí-Grande foi extinta. As terras de Gaspar passaram a receber influências diretas do Dr. Hermann Blumenau. O atual centro de Gaspar foi comprado pelo Dr. Blumenau, em 1857, que organizou grande loteamento urbano, entre a foz dos Ribeirões Gaspar Grande e Gaspar Mirim. Com esse núcleo formado, a sede urbana deixou de ser o Arraial do Belchior para se tornar o Centro da Freguesia de São Pedro Apóstolo de Gaspar, a partir de 1867, com a construção de nossa primeira matriz sobre o atual Morro da Igreja.


FONTE: Simplesmente Gaspar - Leda Maria Baptista - Nova Letra Bl. 1998

Arquivo Histórico Documental Leopoldo J. T. Schmalz

Organização: Leda M. Baptista


LEIA TAMBÉM

JORNAL METAS - Rua São José, 253, Sala 302, Centro Empresarial Atitude - (47) 3332 1620

rede facebook | rede twitter | rede instagram | nosso whatsapp | nosso youtube

JORNAL METAS | GASPAR, BLUMENAU SC

(47) 3332 1620 | logo facebooklogo twitterlogo instagramlogo whatsapplogo youtube