Patricia auditora consolidada, 24 anos de experiência em Gestão da Qualidade e Meio Ambiente em indústrias de médio e grande porte, mestre em Engenharia de Materiais, ênfase em reaproveitamento de resíduos industriais – UFSC – Universidade Federal de Santa Catarina, Pós-graduada em: Engenharia da Qualidade – FGV/Sociesc, Graduada em: Engenharia Química – UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina, Auditor-líder ISO9001/2015 – ISO14001/2015 e ISO45001:2018 – Bureau Veritas.
Conta que o mapeamento de processos e a gestão de riscos vem para melhorar os resultados fundamentais na gestão da qualidade das empresas, passando dicas e o que se obtém com essa pratica tão importante.
Entender todo o fluxo de trabalho da empresa, desde o início até o fim do processo. Isso possibilita identificar onde estão ocorrendo possíveis gargalos ou atrasos,com a implementação de melhorias aumenta a eficiência. Com a visualização de todo o fluxo de trabalho, fica mais fácil identificar.
Mapear os processos, é possível identificar atividades ou etapas que não agregam valor ao produto ou serviço final. Essas atividades são consideradas desperdícios e podem ser eliminadas ou otimizadas, resultando em redução de custos e aumento da qualidade.
Padronização e documentação dos procedimentos da empresa. Isso é fundamental para garantir que todos os colaboradores sigam os mesmos passos e utilizem as mesmas práticas, resultando em produtos ou serviços consistentes e de qualidade não só da parte produtiva mais principalmente da forma administrativa eliminando todos os processos que burocratizam.
Identificação de riscos, o levantamento permite identificar potenciais ameaças que podem afetar a qualidade dos produtos ou prestadora de serviço todas as empresas estão sujeitas ao riscos . Ao identificar os riscos, é possível tomar medidas preventivas para evitá-los ou mitigá-los, reduzindo as chances de ocorrerem incidentes ou falhas que possam comprometer a qualidade e a reputação da empresa.
Gestão de crises, a empresa está melhor preparada para lidar com crises e situações adversas. Com planos de contingência e ações preventivas estabelecidas, a empresa consegue responder mais rapidamente a eventos imprevistos, minimizando os impactos e assumindo definitivamente o papel de gestor da empresa, a ISO 9001 trabalha por estatística que fazem com que o gestões consiga visualizar de forma antecipada.