Câmara aplica emenda em proposta salarial do Executivo, mas aprova reposição de 5% aos servidores e conselheiros tutelares
Os vereadores de Ilhota aprovaram na sessão de terça-feira (26) o Projeto de Lei enviado pelo Executivo que propõe a reposição salarial de 5% aos servidores municipais e conselheiros tutelares. Na decisão constou uma emenda modificativa retirava a expansão desse reajuste também para o prefeito, vice e seus secretários.
Segundo a assessoria jurídica da Casa de Leis, os vereadores alteraram o Projeto porque consideraram que esse reajuste que receberiam os chefes do Executivo pode ao longo dos anos ser repassado em benefícios aos servidores, como cestas básicas ou vale alimentação.
“É uma economia considerável, e possibilitará que esses valores sejam usados em prol do servidor”, disse Ricardo Lenfers, assessor jurídico da Câmara de Vereadores de Ilhota.
O aumento não foi o que alguns vereadores esperavam, como comentou o presidente da Câmara José Antônio Lessa (Tilico).
“Pedimos 12% de reposição salarial, pois apenas 5% não fazem diferença para quem ganha pouco mais que um salário mínimo, mas infelizmente só foi possível essa porcentagem. Em relação à emenda ao Projeto, achamos diante do que citei antes, justo que apenas o servidores e conselheiros recebam o reajuste”, disse Tilico, sem esperança que essa diferença que seria paga a prefeito, vice e secretários seja repassada ao servidor em forma de benefícios.
Para o prefeito Ademar Felisky, o valor da reposição concedido aos servidores teve o apoio do Sindicato de Itajaí que responde por Ilhota.
“Dei um reajuste superior a outros municípios da região e equivalente à inflação do ano. Decidi o valor em acordo com o sindicato, que ficou satisfeito com a proposta”, disse Ademar.
O prefeito ainda colocou, que os valores destinados para a reposição dos salários do prefeito, vice e secretários, precisam ser estudados para analisar a viabilidade de repasse em forma de benefícios para os requerentes.
Deixe seu comentário