Cooperativismo
style="width: 100%;" data-filename="retriever">
Superintendente Neivo L. Panho e o Presidente Luiz Vicente Suzin na apresentação dos resultados
A pesar de ser um ano atípico com a Pandemia, que refletiu diretamente sobre a economia do país, o Estado de Santa Catarina destacou-se em 2021 pelo excelente resultado obtido pelas cooperativas de todos os setores, que deram importante contribuição ao desenvolvimento catarinense. É visível no Oeste catarinense, a força do agronegócio, a presença de diversos setores destas cooperativas em todo o Estado. Um dos dados mais relevantes do levantamento, segundo a Organização das Cooperativas do Estado de Santa Catarina (OCESC) é a expansão do número de associados (cooperados) que cresceu 14,97% no ano passado com o ingresso de mais 454.084 pessoas. No conjunto, as cooperativas reúnem, agora, em números exatos 3.486.438 pessoas. Isso significa que mais da metade da população barriga-verde está vinculada ao sistema cooperativista.
Cooperativismo - 2
A convite do diretor da MB Comunicação, Marcos Bedin - empresa especializada em comunicação empresarial/organizacional e institucional, a Adjori/SC, juntamente com outros veículos de comunicação, participou no dia 5 de abril, da apresentação e divulgação de resultados da Organização das Cooperativas do Estado de Santa Catarina (OCESC) feita pelo presidente Luiz Vicente Suzin e pelo superintendente Neivo Luiz Panho, em coletiva de imprensa. O Estado de Santa Catarina comemora o excelente resultado apresentados pelas Cooperativas que puxaram o crescimento da economia catarinense em 2021.
Cooperativismo - 3
Realmente é visível o crescimento e fortalecimento do cooperativismo formado por 48 cooperativas agropecuárias; 65 cooperativas de crédito; 31 cooperativas de saúde; 39 cooperativas de infraestrutura; 16 cooperativas de consumo; 43 cooperativas de transporte, entre outras 13 cooperativas de trabalho, produção de bens e serviços, que consolidam-se como uma das locomotivas da economia catarinense. As 255 cooperativas que atuam em diversas áreas tiveram, em 2021, uma receita operacional bruta da ordem de R$ 67,9 bilhões - um surpreendente crescimento de 37,32%, ou seja, mais de oito vezes a expansão do PIB brasileiro do ano passado (4,6%). O presidente da OCESC, Luiz Vicente Suzin, enfatizou que as cooperativas catarinenses deram uma contribuição essencial para a retomada da economia em 2021. Suzin prevê que continuará expressiva a participação das cooperativas nas exportações do agronegócio, que respondem por mais de 70% das vendas catarinenses no exterior, decorrente da imensa presença das cooperativas nas cadeias produtivas de grãos, da suinocultura e da avicultura.
Dengue
O catarinense não tem descanso. Mal estamos saindo da pandemia do COVID e já estamos preocupados com a Dengue. Vários municípios do Estado já estão em situação de emergência e Gaspar segue em alerta. O prefeito Kleber Wan-Dall ativou a Sala de Situação de combate à Dengue nessa semana. A intenção é não chegar na situação que municípios como Blumenau estão; já com falta de leitos. Mas essa é uma luta de todos, já que 80% dos focos da cidade estão nas casas das pessoas. Vamos fazer a nossa parte. Edição deste sábado traz uma matéria especial sobre a dengue.
Certificação internacional
style="width: 100%;" data-filename="retriever">
Prefeito Kleber Wan-Dall com a esposa Leila ladeando a diretora da biblioteca pública de Gaspar, Lúcia Kistner
A Biblioteca Municipal de Gaspar recebeu certificação internacional da UNESCO pelos projetos realizados pela diretora da instituição, Lúcia Kistner. Na tarde de quarta-feira (13), Lúcia recebeu, em solenidade na Alesc, moção de aplausos do parlamento, por iniciativa do deputado estadual, Ismael dos Santos, reconhecendo seus projetos de leitura na nossa cidade. Estiveram prestigiando o evento, o prefeito Kleber Wan-Dall, o secretário de Educação, Emerson Antunes e a vereadora Zilma Benevenutti Sansão. "Fico extremamente feliz e orgulhoso por saber que temos profissionais tão comprometidos e empenhados como você, que colocam amor em tudo que fazem. Tenho certeza que a leitura faz a diferença na vida das pessoas e você como intermediadora desse elo entre os livros e nossos cidadãos merece todo reconhecimento", disse o prefeito