Projeto ?Poema em suas mãos? quer colocar poemas de alunos de Ilhota em embalagens

Quem comprar um biquíni ou lingerie produzido em Ilhota pode levar para casa também um poema. Esta é a ideia do projeto “Poema em suas mãos”, idealizado pela diretora de ensino da Secretaria de Educação, Eli Regina Nagel dos Santos, a partir da Olimpíada de Língua Portuguesa promovida no município. “Para a Olimpíada, escolhemos somente um poema, então resolvemos valorizar mais a produção dos alunos fazendo plotagens.

Os poemas selecionados serão impressos em adesivos que serão colados nas embalagens”, conta Eli. Ela deve, em breve, se reunir com a Câmara de Dirigentes Lojistas (CDL), tendo uma espécie de piloto dos adesivos, para conversar sobre o projeto e saber quais empresários se interessam em participar. “Pensei em colocar os poemas nas embalagens porque pessoas de todos os lugares vêm fazer compras no nosso município. Ao mesmo tempo, elas poderão ter uma embalagem diferenciada e ampliar seu repertório cultural, qualificando sua relação não apenas com a literatura, mas com outras linguagens artísticas”, destaca.

A diretora de ensino acredita que o projeto deve ser muito interessante não apenas para os alunos, mas também para os empresários e para a sociedade em geral. No caso dos empresários, Eli acredita que os poemas podem ser um diferencial, mostrando que a marca está envolvida em incentivos à leitura e à cultura e ainda valoriza as questões sociais. “Além disso, o aluno vê seu trabalho sair da sala de aula, percebe que sua produção textual pode ter função social. O poema na embalagem também é, para a comunidade, um estímulo para ler e ampliar o repertório cultural”, destaca a diretora. Como o tema dos poemas foi “O lugar onde eu moro”, será possível ainda divulgar os encantos naturais e a cultura de Ilhota por meio dos textos.

O projeto é uma parceria entre as secretarias de Educação e de Assistência Social, sendo financiado com recursos do Fundo da Criança e Adolescente (FIA) na primeira edição de 2014. Ao todo, 20 poemas foram escolhidos entre dezenas que foram produzidos por alunos de 5º e 6ª ano de todas as escolas municipais de Ihota. Cada poema será impresso em mais de mil adesivos transparentes, o que fará com que a produção literária das crianças possa ser conhecida em toda a região. Por isso, Eli acredita que o “Poema em suas mãos” potencializará as vozes dos poetas juvenis a cada leitura e levará poesia para o cotidiano das pessoas.