Oásis em Ilhota

Os trabalhos de recuperação de Ilhota, que foi duramente atingida pela catástrofe de novembro do ano passado, recebeu um reforço especial.

Por

Os trabalhos de recuperação de Ilhota, que foi duramente atingida pela catástrofe de novembro do ano passado, recebeu um reforço especial. Desde a quinta-feira (23) está na cidade um grupo de voluntários do projeto Oásis, que está desenvolvendo no município a etapa "mão na massa". Conforme explicou Dialison Vitt,  assessor da Diretoria para Assuntos da Juventude de Ilhota, as equipes que estão na cidade são formadas por estudantes da Universidade Federal de Uberlândia (MG) e do Instituto Tecnológico de Aeronáutica (ITA) de São José dos Campos (SP). "São voluntários que estão no nosso município para oferecer ajuda. Eles estão trabalhando no Alto Baú e no Braço do Baú, regiões que foram as mais atingidas durante a tragédia", explica Dialison. Segundo o assessor, os voluntários permanecem em Ilhota até a próxima quarta-feira (29). "Eles estão hospedados na Escola Pedro Teixeira de Melo e no salão da Igreja Nossa Senhora do Rosário", disse. 
O projeto
O Projeto Oásis tem o apoio da Organização das Nações Unidas (ONU) e usa a metodologia do Instituto Elos, que se baseia em quatro pontos principais: uma rede social (que funciona no site www.oasissantacatarina.ning.com); construção coletiva de algum sonho idealizado pelas comunidades, como revitalização de parques e pontes; utilização de recursos destas comunidades (madeira, parceiros, talentos locais); e participação da comunidade, além de universitários divididos em equipes.