Comunidade participa de audiência pública e reivindicam soluções imediatas de recuperação
Comunidade participa de audiência pública e reivindicam soluções imediatas de recuperação
Deputados estaduais que formam o Fórum da Solidariedade e autoridades municipais e estaduais estiveram reunidos na noite de terça-feira (17) na Capela Nossa Senhora da Glória, no Braço do Baú. O objetivo da audiência pública foi cobrar ações mais rápidas e efetivas para as famílias atingidas pela tragédia de novembro de 2008.
O Fórum é presidido pela deputada Ana Paula Lima (PT) e serve como interlocutor entre a população e o Governo do Estado. Na ocasião, estiveram presentes os deputados Adherbal Deba Cabral (PMDB), autor do requerimento que pediu a audiência pública; Giancarlo Tomelim (PSDB), Ismael dos Santos (DEM), Rogério Peninha Mendonça (PMDB) e César Souza Junior (DEM). O prefeito Ademar Felisky e o presidente da Câmara de Ilhota, Antônio Lessa, também se fizeram presentes, A Epagri, Polícia Militar, Polícia Rodoviária Federal, Defesa Civil Estadual e Deinfra enviaram representantes, além da comunidade atingida, presidentes de sindicatos e vereadores.
Os deputados receberam uma lista de reivindicações das comunidades atingidas e a partir daí se pensou em colocar em discussões as ações que estão sendo pensadas e prometidas pelo Governo do Estado.
“Essas pessoas atingidas pelas chuvas de novembro ainda sofrem com a abertura de ruas, desassoreamento e desobstruções de ribeirões, reconstrução de escolas e creches e ainda a concessão do auxílio reação às famílias de agricultores que tiveram mais de 70% de sua produção perdida", disse a deputada, e salientou que este último pedido já foi atendido por meio de uma emenda modificativa "As demais reivindicações vamos cobrar do Estado mais rapidez nos trabalhos”, garantiu.
Para a presidente da Associação dos Desabrigados e Atingidos da Região dos Baús (ADARB), Tatiana Reichert, fica a esperança de ver os problemas resolvidos.
“Queremos que as promessas saiam do papel e que eles nos dêem posições mais concretas em relação a situação dos agricultores, às moradias e o auxílio reação que esperamos que seja ampliado para os agricultores atingidos. O mais importante é que a bancada da Câmara Legislativa nos ouviu e viu a real situação da população atingida pela tragédia”, concluiu Tatiana, satisfeita com o resultado da audiência pública.
Deixe seu comentário