Raízes belgas embalam a segunda edição da festa na vizinha cidade

Ilhota se prepara para mais um evento de reafirmação de suas origens. Na noite de quinta-feira (19), no restaurante anexo ao Mark Center, no Centro, realizou o lançamento da segunda edição da ExpoBelga, que acontecerá de 16 a 20 de setembro, na praça central do município. A festa foi criada ano passado para resgatar as raízes e celebrar a chegada dos primeiros imigrantes Belgas, oriundos da cidade de Bruges, na Bélgica.
O que era para ser um evento pequeno, cresceu e já no primeiro ano movimentou mais de 15 mil pessoas em seus três dias. O ponto alto em 2009 foi a visita do cônsul da Bélgica, que deixou uma grande esperança de construir um relacionamento com o país de origens do desbravador, Charles Maximiliano Van Lede.
Para a 2ª ExpoBelga, os organizadores investiram em agregar atrações ao evento e oferecer mais um dia de comemoração. Paulo Drum, presidente da Associação Beneficente Cristã, promotora da festa, diz que em 2010 a intenção é oferecer uma festa tão boa e atrativa quanto a primeira, com algumas novidades. ?Neste ano teremos anexo ao evento um encontro de motociclistas, show do Grupo Tradição, em parceria com a Rádio Guararema e DJ?, explica Drum.
Ele disse também que esse ano terá um espaço reservado para feira, além de gastronomia típica.
Laços
O município cada vez mais estreita os laços com a Bélgica e busca se tornar uma cidade co-irmã. Depois da vinda do cônsul, agora será a vez do embaixador Belga, Claude Misson, visitar a cidade catarinense. Ele se encontrará com o prefeito Ademar Felisky na segunda-feira (23) e conforme informações promete novidades em sua passagem pela Capital Catarinense das Modas Íntima e Praia. Segundo a pesquisadora e autora do livro, Ilhota ? O encanto dos Belgas no Vale do Grande Rio, que participa da coordenação do evento, o vínculo com as famílias descendentes está crescendo e há procura de imigrantes belgas que vivem em outras regiões do Brasil, querendo conhecer Ilhota. Sonhamos e temos intenção de criar identidade com Bruges?, disse Elaine.