Casa da Cultura oferece oportunidades
Dona Jocelise Lima Bastos dos Santos acorda diariamente com um sorriso no rosto. O motivo, segundo ela, é a possibilidade de fazer artesanato na Casa da Cultura Pedra de Amolar.
Dona Jocelise Lima Bastos dos Santos acorda diariamente com um sorriso no rosto. O motivo, segundo ela, é a possibilidade de fazer artesanato na Casa da Cultura Pedra de Amolar. A senhora de 54 anos é uma das 60 alunas da instituição.
A casa foi criada há cerca de cinco meses. Numa sala ampla, repleta de cadeiras e mesas, mulheres de todas as idades transformam panos, artigos reciclados e telas em grandes obras de arte. Há também quem aproveite a oportunidade para obter uma renda extra. Este é o caso de Suzana de Assis. A menina de 13 anos começou a mostrar os artigos para os vizinhos e parentes. Com o interesse deles, ela começou a vender. "Às vezes eles vêm lá em casa fazer encomendas. Já vendi porta-retrato de madeira com detalhes em biscuit por R$15".
Segundo a professora Alcione dos Santos Garcez, os benefícios a cada aluno são visíveis. "Eles gostam bastante. É uma terapia que ajuda desde o aluno mais novo ao mais velho. São exemplos de vida. Temos uma senhora de 75 anos que faz aula aqui com a gente. Dá pra ver no rosto deles o quanto gostam de arte".
No local são confeccionados artigos em gesso, biscuit, pintura em madeira e em tela, bordado e artesanatos em geral. As aulas acontecem nas segundas, terças, quartas e sextas, das 8h às 11h e das 14h às 22h. Os interessados em participar devem se dirigir ao antigo CI Tia Loli, atual sede da casa da cultura, na Pedra de Amolar, em Ilhota.