Início do ano letivo é adiado nas escolas do Complexo dos Baús

As chuvas que atingem a região do Vale do Itajaí desde a sexta-feira (11) voltaram a causar prejuízos na cidade de Ilhota. Novamente, a região do complexo dos Baús sofre com a força das águas. Os estragos levaram à Secretaria Municipal de Educação a suspender o início das aulas, programada para esta quarta-feira (16). "Estamos obedecendo uma orientação da Defesa Civil para garantir a segurança de todos. É importante ressaltar que a medida será aplicada apenas nas escolas localizadas no complexo dos Baús", afirma o secretário de Educação, Marcelo Jacob.
Cerca de 600 alunos que retornariam às salas de aula nas escolas Alberto Schmitt (Baú Central) e Pedro Teixeira de Melo (Alto Baú) deverão esperar mais alguns dias para o retorno. "Nossa intenção é que o ano letivo nestas duas escolas tenha início na próxima segunda-feira (21), entretanto dependemos do clima para ter essa confirmação", explica Jacob. As aulas nas escolas Domingos José Machado (Ilhotinha) e José Elias de Oliveira (MInas), localizadas na margem direita da cidade, iniciam normalmente hoje (16).
O coordenador da Defesa Civil de Ilhota, Paulo Drun, explica que a orientação foi dada pois alguns acessos foram prejudicados na localidade por causa das fortes chuvas. Foi registrado um deslizamento de terra que prejudicou a ligação entre as localidades do Alto Braço do Baú e Braço do Baú. "Já havíamos feit a contenção num deslizamento neste local, mas a terra voltou a ceder. O trânsito está passando somente em meia pista", afirma Drun. No Alto Baú, a força das águas levou embora parte da cabeceira de uma ponte. "Está muito arriscado passar por estes locais, por isso entendemos que o início das aulas deveria ser adiato. A prioridade é garantir a segurança da população", ressalta Drun.

CEI é interditado
No Braço do Baú, o Centro de Educação Infantil (CEI) Maria Terezinha Hammes Schmitz foi interditado pela Defesa Civil na manhã de segunda-feira (14). "Existe uma cachoeira próximo a esta escola que represou a água e inundou as dependências do educandário. Além disso, o muro que fica atrás do CEI não aguentou e veio abaixo", explica o coordenador da Defesa Civil.
A Secretaria de Educação de Ilhota informou que não há previsão de retorno dos atendimentos às crianças no CEI do Braço do Baú. "Uma nova estrutura já está sendo construída desde o ano passado na localidade e a empreiteira trabalha nos últimos detalhes", ressalta o secretário de Educação de Ilhota, Marcelo Jacob. O Centro interditado atende cerca de 40 crianças, sendo que a nova estrutura terá capacidade para atender o dobro de alunos. A Defesa Civil investirá R$300 mil na obra.