APAE de Ilhota oferece equoterapia
APAE de Ilhota inicia projeto que oferece equoterapia para os alunos da instituição
A Associação de Pais e Amigos do Excepcional (APAE) de Ilhota iniciará, na próxima segunda-feira (9), o trabalho de equoterapia com os alunos com necessidades especiais. O projeto será realizado na propriedade do criador de cavalos Isaías Ribeiro de Aguida e terá a coordenação da fisioterapeuta Mariana dos Santos Menke.
Na quinta-feira (5), a especialista neste trabalho de reabilitação e desenvolvimento psicomotor com cavalos fez uma triagem com os alunos que estão aptos a serem atendidos pelo programa e 13 deficientes terão a oportunidade de fazer a equoterapia.
Conforme explicou a fisioterapeuta, os efeitos do trabalho variam de acordo com a patologia de cada aluno.
“Os resultados da equoterapia variam conforme a patalogia de cada pessoa, porém a evolução é muito mais rápida que nas terapias convencionais”, destacou.
A fisioterapeuta faz esse mesmo trabalho há um ano no antigo Paraíso dos Pôneis em Gaspar.
A diretora da instituição, Elizete Wippel Minuzzi, informou que as aulas serão as segundas e quintas-feira, no período da manhã e da tarde e as sessões terão duração de 30 minutos.
O que é a equoterapia
Equoterapia é um método terapêutico e educacional, que utiliza o cavalo dentro de uma abordagem interdisciplinar, nas áreas de saúde, educação e equitação, buscando o desenvolvimento biopsicossocial de pessoas portadoras de deficiência e/ou com necessidades especiais. Os resultados são extraordinários.