O endereço dos salgados
Pastelaria Zuchi é tradicional no mercado de Gaspar
Festa de aniversário sem pastel não tem graça. O quitute é presença certa. Em Gaspar, o endereço comercial da Rua São Bento, no bairro Santa Terezinha, é referência quando o assunto é um bom pastel e outros salgados para festas e eventos. Dizem por lá que a Pastelaria Zuchi é de dar água na boca. É não é nenhum exagero, basta degustar o produto.
Há 22 anos, é lá que se produz os mais deliciosos salgados de Gaspar. O projeto familiar é resultado do espírito empreendedor de José Zuchi, da esposa Maria Aparecida e dos filhos Débora e José Junior. Juntos, eles tocam o negócio que rende uma produção semanal de até 12 mil salgados entre pasteis, risoles, bolinhos de queijos, empadinhas, quibes, coxinhas, salsichas empanadas entre outros. A empresa atende por encomenda, e tudo é preparado ali mesmo, no espaço construído ao lado da residência da família e aprovado pela Vigilância Sanitária.
A fábrica de salgados é uma das três do ramo legalmente constituída como empresa em Gaspar. Mas, José não se preocupa com a concorrência informal, acha até salutar, e garante que os preços são praticamente os mesmos, o que atrai o cliente é a qualidade do produto e a rapidez na entrega.
Nestes dois quesitos, a Pastelaria Zuchi não fica atrás. A empresa é a única de Gaspar a possuir uma moderna máquina de salgados com capacidade para produzir até 2.500 unidades por hora. A pastelaria também possui equipamentos industriais para preparar a massa crua e pré-cozida. Débora, formada em Administração de Empresas, explica que a maioria dos pedidos é feito por telefone. “Atendemos a aniversários, eventos empresariais e sociais e grande parte das lanchonetes e padarias de Gaspar”.
Nesta época do ano, os pedidos dobram e o dia-a-dia, normalmente agitado na pequena fábrica de salgados, se torna ainda mais desgastante. José é quem cuida da logística de entrega dos salgados nos principais pontos da cidade. O trabalho começa cedo. Ele e a esposa acordam por volta das 2 horas da manhã para o início da produção. Débora e Junior um pouco mais tarde. O expediente só encerra depois das 18 horas. “É bastante corrido, mas eu gosto do que faço”, diz a jovem.
Qualidade
O segredo da qualidade do salgado da Pastelaria Zuchi ninguém da família revela; José despista: “Está na farinha de trigo, é só não trocar toda hora de marca”. Em média, a pastelaria consome 100 pacotes de 5kg por semana. A pastelaria funciona de segunda a sábado (até às 12hs). O telefone para encomendas é 3332-8217.
Espaço mais amplo e climatizado
A ideia da pastelaria surgiu depois que José largou o emprego em uma fábrica de macarrão em Guaramirim (SC). Ele conta que já tinha o projeto de montar o seu próprio negócio neste ramo, mas que a experiência o ajudou. Um dos primeiros clientes foi a Lanchonete Alfa, no Centro de Gaspar. Outro cliente tradicional é a cantina da Escola Frei Godofredo. Na empresa, diz José, “todo mundo faz um pouco e no final dá tudo certo”. Para 2010, o projeto é ampliar e climatizar o espaço físico, diversificando ainda mais a linha de produtos.