Gaspar registrou outras ocorrências em função do vento

FOTOS HELTON ZEFERINOI/JORNAL METAS E PAULO FLORES

Casas e comércios destelhados, placas de publicidade arrancadas, vitrines de lojas quebradas, árvores caídas e queda de energia elétrica. Esse é o resumo dos estragos provocados pela ventania que, desde as primeiras horas da manhã desta quinta-feira, dia 13, atinge Gaspar e região do Vale do Itajaí. Neste momento, as rajadas de vento diminuíram, mas a previsão é que o vento forte permaneça, no mínimo, até o final do dia de hoje. Por isso, a orientação é para que a população tome cuidado, evite sair às ruas e fique atenta a qualquer movimentação de objetos. Segundo o site da Celesc, que atualiza a situação em tempo real, 529 unidades consumidoras estão sem energia elétrica em Gaspar. O Posto da Celesc informou que tem recebido muitos chamados.

Na Praça Getúlio Vargas, a quase centenária figueira não resistiu às rajadas de vento e tombou. Segundo a Prefeitura, o local está isolado e ninguém se feriu. O prefeito Kleber Wan-Dall gravou um vídeo, agora há pouco, da Praça Getúlio Vargas, onde lamenta a queda da figueira e reforça o pedido de atenção da população. "Infelizmente a nossa figueira caiu com os fortes ventos registrados nessa manhã. Com a mesma idade de Gaspar, esse marco histórico tinha 89 anos. Graças a Deus ninguém se feriu e nenhum outro dano foi registrado. A área está isolada e nossa equipe do Meio Ambiente já analisa a situação. Fica o alerta para hoje a tarde, uma vez que a previsão é de ventos ainda mais fortes", afirmou o chefe do executivo. As rajadas de vento também quebraram a vitrine da loja Julis Calçados, na Vereador Augusto Beduschi, no centro de Gaspar. A Diretoria de Comunicação da Prefeitura informou que, neste momento, equipes da Defesa Civil estão em atendimento e, no começo da tarde, um relatório será emitido com as ocorrências até aqui registradas. 

Ilhota

Em Ilhota, de acordo com o Corpo de Bombeiros Voluntários, as equipes estão nas ruas em atendimento. A corporação já recebeu cinco chamados em função da ventania, entre elas uma queda de muro. O município também enfrenta problemas com falta de energia. Alguns bairros estão sem luz desde as primeiras horas da manhã. De acordo com o site da Celesc, 1.479 unidades consumidoras estão sem energia elétrica.

Blumenau

Em Blumenau, as rajadas de vento chegaram perto de 50km/h. De acordo com a Celesc, 28.811 unidades consumidoras sem energia.