Polícia alerta para golpe que vem fazendo três vítimas por dia em Gaspar
Estelionatários estão vendendo produtos inexistentes pela rede social Instagram
style="width: 50%;" data-filename="retriever">
A Polícia Civil de Gaspar alerta para um golpe que vem fazendo, em média, três vítimas por dia. A ação criminosa consiste em oferecer aos usuários promoções e prêmios por meio de perfis falsos no Instagram de hotéis, baladas e restaurantes. Para ganhar o prêmio, o usuário precisa fornecer o número de um telefone e clicar em um link, que é usado para capturar as informações privadas da conta do usuário no Instagram.
Em seguida, os golpistas invadem as contas dos usuários e publicam stories oferecendo TVs, geladeiras, celulares, relógios e outros produtos em ótimo estado de conservação e por preços atrativos.
As vítimas transferem o dinheiro para a conta dos criminosos, geralmente por meio de PIX, acreditando estar comprando o produto com alguém de confiança, mas na verdade os produtos não existem.
A Polícia Civil orienta para que as pessoas verifiquem se as mensagens recebidas são de fato de um estabelecimento confiável. Antes de finalizar a compra, o ideal é ir até o estabelecimento para verificar a existência do produto anunciado e desconfie das desculpas dadas pelo vendedor para que faça o depósito antecipado para garantir o produto. Além disso, tente contato com o vendedor por meio de outros aplicativos, como o WhatsAPP, e o próprio telefone. Ao receber os dados para depósito, confira se realmente trata-se da mesma pessoa que está lhe vendendo o produto. Caso não seja a mesma pessoa, não faço a transferência, pois a possibilidade de ser um golpe é muito grande.