Prefeitos estiveram em Brasília por causa do prazo de definição de emendas ao Orçamento que se encerrou na sexta-feira (17).

Prefeitos de toda Santa Catarina estiveram esta semana em Brasília para pedir recursos de emendas ao Orçamento da União. Dezenas deles, acompanhados de vice-prefeitos, vereadores e secretários, foram recebidos pelo senador Paulo Bauer, líder do PSDB no Senado. Não houve distinção de partidos.

Os trabalhos no Senado e a agenda nos ministérios fizeram com que o senador recebesse os prefeitos em pequenos grupos na sala da Liderança do PSDB. Mas, nem por isso, as conversas deixaram de ser produtivas nem os pedidos deixaram de ser entregues. Aos prefeitos, Paulo Bauer sugeriu que busquem recursos nos programas do Governo Federal. São cerca de 12 mil que vão desde saúde até infraestrutura, passando por educação e segurança.

"É uma fonte importante para as prefeituras. O Governo Federal tem esses programas e os ministérios precisam receber projetos para viabilizá-los junto aos municípios. Se essa viabilização não ocorre, os recursos são devolvidos ao Tesouro no fim do ano", explicou o senador.

Segundo Paulo Bauer, os programas governamentais tendem a gerar mais recursos para as prefeituras do que as emendas parlamentares. Ao todo, cada senador ou deputado tem 15 milhões de reais para alocar em suas emendas. Em Santa Catarina existem 295 municípios e nenhum parlamentar consegue atender o estado inteiro.

"Então é importante que os prefeitos tenham uma equipe que fique atenta, que fuce diariamente os sites do Governo Federal a procura de programas e inscreva os projetos. Há recursos e, com três ou quatro projetos, é possível mais recursos do que com emendas parlamentares", acrescentou o senad