Veja o alerta emitido pela Defesa Civil.

A Defesa Civil de Santa Catarina emitiu um alerta para grande volume de chuva nesta semana no Estado. A previsão indica que entre a noite de terça, dia 11, e quinta-feira, dia 13, Santa Catarina terá chuva intensa, persistente e volumosa, e isso se deve a uma área de baixa pressão atmosférica que posteriormente dá origem a um ciclone extratropical no mar e favorece a intensificação das chuvas.

O objetivo do aviso é preparar os municípios e a população de cada região sobre o que está previsto no modelo meteorológico para que, caso necessário, consigam tomar medidas preventivas.

As chuvas se mantém persistentes ao longo da quarta-feira, 12, variando com moderada a forte intensidade e com acumulados entre 50 e 70 mm entre a Grande Florianópolis, Planalto Sul Litoral Sul, mas durante a noite as instabilidades ganham força no Oeste catarinense e avançam para o restante do Estado no decorrer da madrugada, devido à formação de um ciclone extratropical sobre o oceano entre a costa de Santa Catarina e do Rio Grande do Sul. No Grande Oeste podem ocorrer chuvas intensas e os acumulados ficam em torno de 40 a 50 mm. 

Até o momento, os pontos de maior atenção é no Litoral Sul e no Planalto Sul, para quinta-feira são esperados volumes de chuva mais expressivos, entre 100 e 150 mm, acumulados que podem ser ultrapassados no extremo sul do Litoral Sul até a manhã da quinta-feira,13. 

Fique atento aos riscos:

-Evite o contato com as águas e não dirija em locais alagados;

-Evite transitar em pontilhões e pontes submersas;

-Cuidado com crianças, idosos e animais próximos aos rios e ribeirões;

-Se afaste de postes e árvores;

-Fique atento a qualquer movimento de terra ou rochas próximo a sua residência;

-Fique atento às rachaduras em muros ou paredes.