Santa Catarina tem 57.369 casos confirmados de dengue em 2023
Dias chuvosos pedem ainda mais cuidado com água parada.
Santa Catarina já confirmou 57.369 casos de dengue em 2023. Além disso, são 44.527 focos do mosquito Aedes Aegypti por todo o Estado, que além da dengue, transmite também o zika e a chikungunya. Os números foram divulgados pela Diretoria de Vigilância Epidemiológica (Dive-SC) em boletim publicado no dia 5 de junho.
Conforme o relatório, no período de 1º de janeiro a 5 de junho de 2023, foram notificados 167.586 casos suspeitos de dengue em Santa Catarina. Desses, 57.369 foram confirmados, 44.672 foram descartados, 8.518 foram inconclusivos e 57.027 permanecem como casos suspeitos. Além disso, até o momento foram confirmados 60 óbitos pelo agravo da doença e dez casos de óbito permanecem em investigação pelas Secretarias Municipais de Saúde com apoio da Secretaria de Estado da Saúde.
Em Gaspar, são 42 casos da doença, segundo o boletim da Dive. Os bairros mais infestados são o Centro, Bela Vista, Coloninha, Santa Terezinha, Sete de Setembro e Margem Esquerda.
Cuidados básicos:
Com a chegada do período de chuvas, é ainda mais importante que a população esteja atenta e tome medidas para evitar a proliferação do mosquito, afinal, a dengue pode ser fatal em casos mais graves. Portanto, é fundamental que todos façam a sua parte para garantir a saúde e bem-estar da população. Os cuidados para evitar o mosquito Aedes Aegypti são simples, como eliminar os locais que possam acumular água parada, como vasos de plantas, pneus, garrafas, entre outros; descartar corretamente o lixo; manter piscinas e calhas limpas; não acumular entulho ao redor de casa e em locais que possam pegar chuva e acumular água parada; objetos maiores, como caixas d’água, por exemplo, que precisam ficar tampadas; lavar diariamente potes de água e bebedouro de animais.
Como saber se estou com dengue:
O sintoma mais característico da dengue é a febre alta, acima de 38,5ºC, de forma repentina. Esse febre tende a durar poucos dias, dando lugar a dores musculares intensas, dor nos olhos, mal-estar, dor de cabeça, falta de apetite, cansaço e manchas vermelhas pelo corpo com ou sem coceira. Pode haver ainda náuseas, vômito e diarreia e, em casos mais graves, hemorragias.
O que fazer caso eu esteja com dengue:
A dengue é uma doença série, que pode levar a morte, por isso, caso em caso de suspeita de dengue, a pessoa deve procurar uma unidade de saúde e evitar automedicação, já que alguns remédios podem causar complicações, como sangramentos. Além disso, o paciente pode beber muito líquido para evitar a desidratação e fazer repouso. O médico pode recomendar remédios para melhorar o mal-estar da doença, como medicamento para febre e dor no corpo, entretanto, a dengue é uma doença de cura espontânea.