Santa Catarina confirma primeiro caso da subvariante BA.2 da Ômicron
-
Imagem meramente ilustrativa (Fotos: Pixabay)
Subvariante pode ser até 1,5 vezes mais transmissível que a cepa original.
No último sábado, dia 5, a Secretaria de Estado da Saúde de Santa Catarina (SES/SC) confirmou o primeiro caso da subvariante BA.2 da Ômicron no Estado.
O comunicado informa tratar-se de um homem de 42 anos, morador de Florianópolis, que apresentou sintomas de Síndrome Gripal e não chegou a ser hospitalizado. Possivelmente, trata-se de caso de reinfecção.
Conforme a secretaria de Saúde, o município de Florianópolis foi imediatamente comunicado e informou que vem monitorando o caso, que cumpriu o período de isolamento preconizado, bem como está realizando monitoramento de contatos próximos.
O diagnóstico foi realizado pelo Laboratório Central de Saúde Pública em Santa Catarina (Lacen) por meio do exame RT-qPCR, que encaminhou a amostra para o Laboratório de Vírus Respiratório e Sarampo do Instituto Oswaldo Cruz, que atua como referência para Santa Catarina na realização do sequenciamento genômico que confirmou tratar-se da subvariante BA.2.
Sublinhagem da Ômicron
Um estudo divulgado por um instituto de pesquisa da Dinamarca, o States Serum Institut, informa que a subvariante BA.2 da Ômicron pode ser até 1,5 vezes mais transmissível que a cepa Ômicron original. No entanto, de acordo com a Agência de Saúde Pública do Reino Unido e o Centro de Prevenção e Controle de Doenças (CDC) dos Estados Unidos, a linhagem BA.2 parece não reduzir a eficácia das vacinas contra o Coronavírus e também não há evidências de que possa ser mais grave do que a linhagem original.
Orientações
Diante de mais uma modificação do Coronavírus, a Secretaria de Saúde de Santa Catarina orienta que todas as pessoas com cinco anos ou mais de idade se protejam contra a Covid-19 por meio da vacinação. Além de completarem o esquema primário com as duas doses da vacina ou dose única, é de fundamental importância que a dose de reforço seja administrada em todas as pessoas com 18 anos ou mais após quatro meses da última dose do esquema primário.
Além disso, a SES/SC alerta sobre a importância da manutenção das medidas de prevenção, como uso de máscara, lavagem de mãos e uso de álcool em gel, evitar locais com aglomeração e se manter em isolamento domiciliar respiratório por, no mínimo, sete dias caso tenha sido diagnosticado com Covid-19.
Casos no Brasil
Até a segunda-feira, dia 7 de fevereiro, O Ministério da Saúde já havia confirmado sete casos notificados da linhagem BA.2 da variante Ômicron do novo Coronavírus no Brasil. São três registros em São Paulo, três no Rio de Janeiro e um em Santa Catarina.
Deixe seu comentário