PM de SC promove oficiais e praças

Entre as promoções está a do ex-comandante da PM/Gaspar “Post Mortem”

Por

O ex-comandante da Polícia Militar de Gaspar, Alex Matias de Souza, foi promovido ao posto de Capitão “Post Mortem”. O policial morreu em acidente de trânsito no começo de janeiro deste ano, quando realizava o trajeto de Porto Belo, onde a família mora, a Gaspar. A homenagem e promoção aconteceram na tarde da última sexta-feira, dia 11, juntamente com outras promoções de oficiais e praças. Na data se comemora a criação da Capitania de Santa Catarina.
Participaram da solenidade, o comandante do 7º Comando Regional da Polícia Militar, em Brusque, coronel PM Alexsandro Cravo Kalfeltz; o comandante do 18º Batalhão da Polícia Militar, tenente-coronel PM, Pedro Carlos Machado Junior, entre outras autoridades militar e civil. A Prefeitura de Gaspar esteve representada pelo diretor geral da Secretaria Municipal da Educação, Antônio Mercês da Silva.
Conforme o estatuto dos policiais militares de Santa Catarina, a promoção “Post Mortem” pode ocorrer em reconhecimento aos policiais que tiver falecido “em decorrência de ferimento que tenha a sua causa e efeito relacionada com o exercício da atividade operacional, não caracterizada como ato de bravura, comprovado o fato motivados através de sindicância, inquérito policial militar ou por documento sanitário de origem”. Além disso, o regulamento também considera a lei nº 5.195, de 1966, que prevê que “o militar que, em pleno serviço ativo, vier a falecer em consequência de ferimentos recebidos em campanha ou na manutenção da ordem pública, ou em virtude de acidente em serviço será considerado promovido ao posto ou graduação imediata, na data do falecimento”.
No caso do ex-comandante da PM de Gaspar, uma sindicância foi aberta para analisar a situação e se entendeu ser válida a promoção do oficial. Alex, de 41 anos de idade e 20 de Polícia Militar, deixou esposa e uma filha.
Além de Alex, três policiais militares integrantes da 2ª Companhia do 18º Batalhão de Gaspar também foram promovidos na data. Lauri Rodrigues Borges, ao posto de 1º Sargento; Josi Carla Pasquali, que atua na corporação de Ilhota, ao posto de 2º Sargento; e Paulo Cesar Vanzella, ao posto de 3º Sargento. Outros militares da corporação foram homenageados

FOTO: PMSC

Os PMs de Gaspar promovidos e homenageados na solenidade em Brusque


Pelo Estado
As solenidades de promoção de oficiais e praças da Polícia Militar de Santa Catarina se estenderam por todo o Estado. Foram promovidos 279 praças e 39 oficiais. Destes, seis da carreira de praça destacam-se pela promoção por ato de bravura, dois militares ao posto de coronel, último degrau na carreira de oficiais, e dois policiais à graduação de subtenente, último degrau da carreira de praças.
Entre os dois oficiais que chegaram ao posto de coronel, o coronel Leandro Geraldino Schappo atua como subdiretor de Pessoal e Chefe da Secretaria da Diretoria de Pessoal da corporação, e o coronel Emerson Fernandes, chefe da Divisão de Segurança Institucional do Núcleo de Inteligência e Segurança Institucional do Tribunal de Justiça de Santa Catarina (TJSC).
Já nas últimas carreiras de praças, chegaram ao posto de subtenente, o subtenente Maicon Otto, que atua nos Programas Preventivos da PMSC em Timbó, e o subtenente Avelino dos Santos, comandante do Grupo Militar na cidade de Bom Jesus. Por ato de bravura foram promovidos seis policiais no Estado, sendo dois policiais a 2º sargento, três a graduação de 3º sargento e um a cabo.


"Nós temos o Estado mais seguro do país, a cidade e a Capital mais segura do Brasil, ressalto aqui a ação e o esforço dos nossos polícias militares...”

coronel Aurélio José Pelozato da Rosa: comandante-geral da PMSC