Morre, aos 83 anos, a atriz Aracy Balabanian

Ela estava internada em um hospital do Rio de Janeiro.

Por

Morreu na manhã desta segunda-feira, dia 7, a atriz Aracy Balabanian, aos 83 anos. Em dezembro do ano passado ela foi diagnosticada com câncer no pulmão. Ela estava internada na Clínica São Vicente, na Gávea, zona sul do Rio de Janeiro, porém a causa da morte ainda não foi divulgada. 

A atriz, que tinha mais de 50 anos de carreira, fez sucesso em papéis como Violeta em "O Casarão" (1976), a Marta de "Ti Ti Ti" (1985), Armênia em "Rainha da Sucata" (1990) e Filomena Ferreto de "A Próxima Vítima" (1995). Um de seus papéis mais marcantes foi no seriado "Sai de Baixo", em que viveu a socialite Cassandra, ai lado de atores como Miguel Falabella e Marisa Orth. 

Pelas redes sociais, Miguel Falabella lamentou a morte da colega de trabalho, com quem contracenou por seis ano. "E então você se foi, assim, nesse dia ensolarado, como são ensolaradas as lembranças que invadem a minha cabeça, num jorro incessante, ainda que meu coração esteja nublado. Minha amada Aracy, minha rainha, atriz de primeira grandeza, companheira irretocável, amor de muitas vidas. Obrigado pela honra de ter estado ao seu lado exercendo nosso ofício, obrigado pelo afeto, pelos conselhos, pelas gargalhadas e pela vida que você tão delicadamente me ofereceu. Consola-me saber que estaremos para sempre juntos em alguma reprise de uma futura sessão nostálgica. Te amo para sempre. Até um dia!", escreveu. 

A artista não era vista em um projeto inédito desde 2019, quando participou do especial de fim de ano da TV Globo A Magia Acontece. No ano anterior, Aracy fez uma aparição em Malhação: Vidas Brasileiras.

Vida

Aracy Balabanian nasceu em Campo Grande, no Mato Grosso do Sul, em  22 de fevereiro de 1940. Estreou na televisão em 1964 na Record TV em Marcados pelo Amor e, na sequência, se transferiu para a TV Tupi, onde foi alçada ao posto de protagonista das principais obras da emissora, como Antônio Maria, Nino, o Italianinho e A Fábrica. Em 1972 chegou na Rede Globo, se destacando em novelas como Rainha da Sucata, A Próxima Vítima, Da Cor do Pecado e no sitcom Sai de Baixo. Em uma breve passagem pela Rede Manchete, foi protagonista de Mania de Querer.

Cinco vezes indicada ao Troféu Imprensa, Balabanian ganhou um em 1995, além de um Prêmio APCA e um Melhores do Ano, por seu papel antagônico em A Próxima Vítima.

A atriz não era casada e não teve filhos.