SC está há quase 30 dias sem receber lotes do imunizante

Com o atraso na produção de novas doses de vacina contra a Covid-19 pelo Instituto Butantan, de São Paulo, Santa Catarina está há quase 30 dias sem receber novos lotes do imunizante Coronavac. O principal entrave foi a falta de insumos para a fabricação da vacina, que também atingiu a produção da Fiocruz, do imunizante da AstraZeneca.

A redução das doses fez diminuir o ritmo de vacinação. Tanto que o número de doses aplicadas em maio foi menor do que em abril, segundo dados da Secretaria de Estado da Saúde (SES): foram 759,3 mil durante o mês de maio, contra 892,8 mil em abril.

A última entrega de Coronavac ao Estado ocorreu em 13 de maio. Com a paralisação de novos envios deste imunizante, a vacina AstraZeneca assumiu o primeiro lugar como a mais utilizada para a vacinação em Santa Catarina.

O mesmo ocorreu em escala nacional. No último dia 31, a AstraZeneca chegou a 47,6 milhões de doses entregues ao Ministério da Saúde, contra 47,2 milhões da Coronavac.

Recusa à AstraZeneca

Com registros de efeitos colaterais, como febre por exemplo, a vacina da AstraZeneca tem registro de recusa em Santa Catarina, mas especialistas garantem a segurança do imunizante e pedem cuidado da população contra fake news. "Essa escolha por vacina atrapalha muito o andamento da vacinação. A vacina boa é aquela pronta para ser aplicada, a disponível", disse o superintendente de Vigilância em Saúde da SES, Eduardo Macário.

A principal diferença entre os imunizantes é o intervalo entre as aplicações. Enquanto a Coronavac prevê 28 dias, a AstraZeneca estipula 12 semanas. Ter mais doses da AstraZeneca permite que o país e o Estado avancem na aplicação da primeira dose, mas não garante imunização completa com mais rapidez.

Isso se traduz nos números do próprio Estado. Nos últimos 15 dias, quase 400 mil pessoas receberam a dose 1 da vacina em Santa Catarina, que fez o total passar de 1,54 milhão para 1,91 milhão. Já a segunda dose teve um incremento de apenas 36 mil - passando de 720,4 mil para 756,9 mil.

O Estado deve receber mais 130.500 doses da AstraZeneca/Fiocruz nesta quarta-feira (9). A chegada está prevista para às 23h20, no Aeroporto de Florianópolis.

Também é aguardado um lote dos imunizantes da Janssen, de dose única, para a semana que vem. A estimativa é de receber 104.400 doses.