Previsão é que chuva continue até domingo, dia 8.

Como já vinha sendo alertado pela Defesa Civil de Santa Catarina, a quarta-feira, dia 4, começou com chuva intensa em todo o Estado. Em Gaspar, até às 11h, já haviam sido atendidas 12 ocorrências pela Defesa Civil, e acumulou-se um total de 50 mm de chuva durante esse período, porém o nível do Rio Itajaí-Açu segue dentro da normalidade, com 1,02 m. 

Até agora, foram registradas cinco ocorrências de deslizamentos em propriedades particulares nos bairros Gaspar Mirim, Barracão, Gasparinho e Gaspar Grande; uma queda de árvore em via pública no bairro Gaspar Alto; dois alagamentos em vias públicas nos bairros Alto Gasparinho e Lagoa; três alagamentos em propriedades particulares nos bairros Figueira, Margem Esquerda e Gaspar Mirim; e uma ocorrência de destelhamento no bairro Margem Esquerda.

A superintendente da Defesa Civil, Ana Janaina Medeiros de Souza, reforça a necessidade de que as pessoas registrem a ocorrência oficialmente pelo 199. "Infelizmente estamos recebendo notificações por vias não oficiais, que acabam prejudicando e atrasando o atendimento. Também percebemos muitas situações sendo publicadas em redes sociais e grupos de aplicativos de mensagens. Algumas situações são inverídicas, ou não têm a informação completa, ou são de outros municípios, ou são de outros anos. Isso prejudica muito o trabalho das nossas equipes. Por isso, pedimos que a população siga a orientação de registro pelo 199 ou, em caso de impossibilidade de ligação, pelo whatsapp oficial da Defesa Civil”, salienta. 

Outras cidades

Em Blumenau, até às 9h30, já havia chovido cerca de 53,8 mm, além disso, 16 ocorrência já foram registradas, a maioria delas por deslizamentos. Já no Alto Vale, diversas cidades já estão sendo afetadas pelas chuvas constantes. Em Itaiópolis choveu 122,2 mm nas últimas 12 horas. Em Rio dos Cedros foram 107,7 mm e em Mirim Doce 106 mm. (Veja as demais cidades abaixo). Em Rio do Sul, onde choveu 87,1 mm nas últimas 12 horas, ruas já estão alagadas (como na foto). 

FOTO: DEFESA CIVIL DE SC

Os municípios de Benedito Novo, Ascurra e Presidente Getúlio já cancelaram as aulas na rede municipal. Já em Dona Emma, apenas uma escola teve as aulas canceladas, conforme nota da secretaria de Educação do município. "A Secretaria da Educação de Dona Emma e a Defesa Civil de Dona Emma suspendem o transporte para escola do Centro e Nova Esperança nesta quarta-feira, 4, devido a intensidades da chuva da madrugada e as previsões de mais chuva durante o dia. Por isso no período da manhã as aulas na EEF Prof Paul Richard Eltermann em Nova Esperança foram canceladas", diz. 

Trânsito 

O Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (DNIT) também divulgou uma nota informando que registrou ocorrência de quedas de barreiras, de árvores e pontos de alagamentos nas rodovias federais de Santa Catarina devido às fortes chuvas que atingem o Estado na manhã desta quarta-feira (4). "O DNIT ressalta que as equipes estão em alerta e percorrendo os trechos para identificar e corrigir eventuais ocorrências", diz o comunicado. 

- Na BR-153/SC, em Irani, uma queda de barreira e de árvores fechou o trânsito nos dois sentidos no km 88. As equipes já estão a caminho para limpar as pistas.
- Na BR-470/SC, há registro de quedas de árvores na região de Rio do Sul, mas sem afetar o tráfego.
- Na BR-282/SC, pontos de alagamentos estão se formando no Meio-Oeste, com água na pista.

O DNIT destaca que, devido à persistência da chuva intensa, há risco de novas ocorrências e pede atenção e cuidado aos motoristas.

Previsão para os próximos dias:

Quinta-feira (05/10): 

Tempo: madrugada e manhã com mais nuvens e chuva em Santa Catarina, melhorando no decorrer do dia nas áreas próximas a divisa com Rio Grande do Sul. No Vale do Itajaí, Planalto Norte e Litoral Norte, a chuva segue persistente e com totais elevados.  

Temperatura: amena.

Vento: sudoeste a sudeste, fraco a moderado, com rajadas.

Sistema: frente fria se afasta para o oceano e baixa pressão atua no norte de SC.

Sexta-feira (06/10): 

Tempo: céu encoberto e chuva em Santa Catarina, com temporais localizados com granizo, devido a um cavado (área de baixa pressão). No norte do Estado, especialmente áreas mais próximas ao Paraná, a chuva diminui no decorrer da tarde.

Temperatura:  amena.

Vento: sudeste a nordeste, fraco a moderado, com rajadas.

Sábado e domingo (07 e 08/10): 

Tempo: instável com chuva em Santa Catarina moderada a forte em alguns momentos, com totais elevados acima de 100 mm, devido a áreas de baixa pressão e passagem de uma nova frente fria. Risco de temporais localizados com granizo.

Temperatura:  amena devido a cobertura de nuvens.

Vento: sul a sudeste, fraco a moderado, com rajadas.