Rajadas de vento e volumes de chuva que podem passar de 100mm, informa o Climatempo

Um novo ciclone extratropical deve se formar no Litoral da Região Sul no próximo fim da semana. Desta vez, não vai atingir apenas o Rio Grande do Sul. Santa Catarina também deverá ser impactada com rajadas de vento e grandes volumes de chuvas. A situação é novamente de atenção, principalmente para o litoral catarinense. 

Todavia, os meteorologistas afirmam que este ciclone não deve ser tão forte e como o de meados de junho, que causou grandes estragos em Porto Alegre e região metropolitana, mesmo assim, a partir de sexta-feira, dia 7, inicia a passagem de uma frente fria e posteriormente a formação deste ciclone extratropical poderão causar grandes volumes de chuva, de 100 mm a 150 mm, na região da Grande Porto Alegre, na Serra Gaúcha e Litoral Norte do Rio Grande do Sul e também em áreas do Sul e do Leste de Santa Catarina, incluindo a serra e catarinense e a Grande Florianópolis.

Segundo o site Climatempo, ainda há muitas incertezas em relação à posição e intensidade deste ciclone e também sobre o volume de chuva que poderá causar. De qualquer forma, a população do leste/nordeste do Rio Grande do Sul e do sul e do leste de Santa Catarina deve estar preparada para terminar a semana com várias horas de chuva forte.

Chover 100 a 150 mm significa que em 48h teremos pelo menos 50% da média de chuva normal para julho nestas áreas. Segundo o Inmet, as médias Climatológicas de precipitação considerando o período de 1991 a 2020 são: Porto Alegre: 163,5 mm, Torres: 121,8 mm, Bom Jesus: 128,4 mm, Caxias do Sul: 184,3 mm, Florianópolis: 100,8 mm, São Joaquim: 166,5 mm.

Além de muita chuva, um ciclone extratropical pode provocar rajadas de vento bastante intensas, dependendo de sua intensidade.