O evento segue até o dia 2 de julho, acontecendo sempre de quarta a domingo.

Começa nesta quarta-feira, dia 21, e segue até o dia 2 de julho, no Parque Vila Germânica, em Blumenau, a 28ª Festitália, que este ano terá como tema "A Cultura Está na Mesa", celebrando a gastronomia, a arte e as pessoas conectadas ao país. O valor do ingresso é R$ 20, comprado diretamente na bilheteria do evento. A festa acontece de quarta a sexta-feira a partir das 17h, aos sábados das 11h às 16h e a partir das 19h e aos domingos das 11h às 16h.

Para esta edição são mais de 40 opções de pratos servidos à la carte. No menu, além de clássicos como massas, lasanhas e risotos, também estão novidades como pizza com massa de fermentação natural e sanduíches. A polenta, amada por boa parte do público, será servida em diversos formatos: com ragu de carne ou frango, com porchetta, frita e no clássico x-polenta.

Para harmonizar, estarão disponíveis 35 opções importadas de vinhos, sendo 18 italianos, além de opções artesanais produzidas no Vale Europeu. Para quem prefere cerveja, serão 30 rótulos diferentes de 15 cervejarias do Vale da Cerveja. Licores, hidroméis e sidras regionais também serão servidos.

Outra novidade é a estreia da coquetelaria na Festitália: uma carta com opções inspiradas em clássicos italianos e novidades do universo da coquetelaria estará disponível.

Programação cultural 

Além dos grupos de manutenção da cultura dos imigrantes a partir da música e da dança, a programação foi estendida. São mais de 35 atrações musicais, que vão de corais até DJs, com a proposta de conectar o público ao cenário contemporâneo da produção cultural do país.

Duas programações também ganharam destaque. O Baile de Máscaras, realizado no primeiro sábado (24), terá como atrações o grupo Roba di Ciodi, de Criciúma, seguido de uma edição especial do Bailinho Lado C, com discotecagem em vinil e participação especial de Nathan Romanos.

Já no domingo (25), a partir das 10h, acontece o Desfile em Homenagem à Imigração Italiana no Vale do Itajaí. Na rua Humberto de Campos, grupos e carros vão contar a história dos imigrantes.

Uma das grandes características da Itália é a vivência ao ar livre, com feiras e encontros acontecendo em parques e praças da cidade. Para celebrar essa tradição, a área externa do Parque Vila Germânica, em frente aos setores 1 e 2, será transformada em um ambiente propício para essa vivência. Lá, a partir das 17h, serão servidos queijos e bebidas.