Vacinação atinge apenas 51% do público

Foram aplicadas cerca de 16 mil doses, índice considerado baixo

Por

A Campanha Nacional de Vacinação contra a Influenza chegou ao fim no dia 30 de junho. Apenas 51,04% dos gasparenses procuraram uma unidade de saúde para fazer a imunização, ou seja, foram 16.105 vacinas aplicadas no município. A secretaria de Saúde de Gaspar destaca que o número é baixo, observando que a meta era vacinar 90% do grupo prioritário.
Para aumentar o número de vacinas aplicadas, a pasta realizou uma série de ações, entre elas abrir as Estratégias Saúde da Família (ESFs) aos sábados, busca ativa de professores, profissionais de saúde e servidores públicos, entre outros. Além disso, mesmo com o fim da campanha, a todas as ESFs segue com doses do imunizante. No total, o município contabiliza cerca de quatro mil doses para serem aplicadas em quem ainda não está protegido contra a doença. O atendimento é realizado das 8h às 12h e das 13h às 16h nas ESFs e na Unidade de Saúde do Centro a vacinação ocorre das 8h às 12h e das 13h, às 19h30.
Para receber a vacina, é necessário apresentar a caderneta de saúde ou o cartão de vacina, documento com foto. Além da vacinação contra a gripe, as ESFs também aplicam doses da vacina Covid-19 bivalente, que protege contra as variantes mais comuns do coronavírus.
A campanha de imunização nacional teve inicio no dia 10 de abril, apenas para a população pertencente ao grupo prioritário. No dia 12 de maio, o Ministério da Saúde liberou a imunização para todas as pessoas com idade acima de 6 meses. No dia 31 do mesmo mês, foi prorrogada por mais um mês, encerrando na sexta-feira, dia 30 de junho.

Influenza
A influenza é uma infecção respiratória aguda, causada pelos vírus A, B, C e D. O vírus A está associado a epidemias e pandemias, tem comportamento sazonal e apresenta aumento no número de w os entre as estações climáticas mais frias. A vacina disponibilizada na rede pública garante proteção contra os vírus influenza A H1N1 e H3N2, e Influenza B. O imunizante é contraindicado para crianças menores de 6 meses de idade e pessoas com história de alergia grave (anafilaxia) a algum componente da vacina ou que tiveram reações alérgicas à dose anterior.
Garantir a proteção contra o vírus influenza é tão importante quanto se proteger da Covid-19. O vírus da gripe pode ser agente das formas graves da doença, especialmente no período mais frio do ano. A vacinação anual previne possíveis agravamentos e mortes pela doença.




Onde se vacinar

ESF Barracão: R. João Barbieri, 143

ESF Santa Terezinha: R. Jacob Junkes, S/N

ESF Poço Grande: Rod. Jorge Lacerda, s/n

ESF “Rosa Maria Pereira”: Rua Ituporanga, 51 – Sete de Setembro

ESF Centro: R. Augusto Beduschi, 130

ESF Figueira: R. Rio Negrinho, S/N

ESF Gasparinho: R. Fênix

ESF Gaspar Grande: R. José Anastácio da Silva, s/n

ESF Bela Vista: R. Adriano Kormann, 700

ESF Belchior: R. Germano Tillmann, 100

ESF Margem Esquerda I: R. Pedro Simon, s/n

ESF Margem Esquerda II: Rua Projetada 04 do Loteamento Jardim das Arábias, 136. Acesso pela Rua Rodolfo Muller

ESF Coloninha: R. Pref. Leopoldo Schramm

ESF Lagoa: Estrada Geral Poço Grande, s/n