Remoção da figueira da Praça Getúlio Vargas, em Gaspar, tem início

Para que o serviço seja feito em segurança, a Rua São Pedro estará interditada até a subida do morro da igreja durante todo o trabalho.

Por

Teve início nesta sexta, dia 28, a remoção da histórica figueira de Gaspar, que ficava localizada na Praça da Prefeitura. Os serviço de poda e retirada da árvore está sendo executado pela Secretaria de Obras e Serviços Urbanos. A árvore não resistiu à força do ciclone extratropical que atingiu o município no dia 13 de julho.

Devido ao tamanho da árvore e a necessidade de uma grande equipe e maquinários, a Rua São Pedro estará interditada até a subida do morro da igreja. A Superintendência de Trânsito estará presente no local para orientar os motoristas, garantindo a segurança de todos os envolvidos.

O serviço de remoção está previsto para ser totalmente concluído em um dia, com a galhada mais fina sendo cortada descartada, enquanto a parte dos galhos mais grossos e do tronco será cortada e armazenada, a fim de dar a devida destinação para a árvore histórica.

Clonagem

Com o objetivo de preservar a história e a memória da icônica Figueira, a Prefeitura optou por clonar a árvore utilizando a técnica de estaquia. Os galhos da Figueira foram cuidadosamente retirados e enviados ao laboratório da Universidade Regional de Blumenau (Furb), onde pesquisadores especializados utilizarão substrato e hormônios específicos para clonar a planta.

A clonagem visa reimplantar uma cópia exata da histórica Figueira no mesmo local onde ela cresceu ao lado dos cidadãos de Gaspar. O planejamento é que o clone esteja pronto para ser replantado na Praça da Prefeitura a tempo do próximo aniversário do município, em 18 de março.

A Prefeitura de Gaspar reforça seu compromisso com a preservação do patrimônio natural e histórico do município, buscando garantir que a memória da Figueira continue viva para as futuras gerações.

?