Remédio para a saúde
Administração vem trabalhando para garantir mais qualidade no atendimento à população
A inauguração da farmácia básica / FOTO DIVULGAÇÃO
A saúde é sempre uma área delicada para qualquer administração pública. O problema só se agravou com o aumento do desemprego, que levou muitas famílias de volta para a saúde pública. A consequência foi o aumento da demanda. Em Ilhota não é diferente. A Secretaria Municipal de Saúde tem dado prioridade para este setor. Atualmente, o município tem contratados 17 médicos, o que permitiu ampliar o atendimento e reduzir o tempo de espera. De 2018 para cá, a Secretaria Municipal de Saúde contabilizou 985 consultas em clinicas e prestadores da região, outras 450 pessoas/mês foram beneficiadas com transporte gratuito e 3.200 pessoas atendidas na farmácia básica municipal. Já nas unidades de saúde do município, o número de consultas chegou a 4.500/mês.
O secretário municipal de saúde, Lavino Miguel Nunes, afirma que a prefeitura vem trabalhando para humanizar a área da saúde. Para isso, Investimentos estão sendo feitos para garantir uma melhor qualidade no atendimento. Entre essas melhorias estão as reformas em quatro unidades de saúde. Outra novidade é que o tradiconal "mês rosa" da mulher, que acontece em outubro, será antecipado para julho. O slogan da ação, "Nosso mês rosa será em julho", que começa daqui a alguns dias, usa justamente esse apelo para chamar as mulheres moradoras de Ilhota a participarem das atividades gratuitas em parceria com o Serviço Social do Comércio (Sesc). No dia 15 de julho iniciarão os atendimentos na Unidade Móvel do Sesc Saúde da Mulher, onde serão realizados aproximadamente trinta exames de mamografia e de preventivo por dia, totalizando no final dos trabalhos 690 exames de cada procedimento.
Até o final deste ano a Secretária de Saúde irá implantar duas câmaras de conservação de imunobiológico, uma nova sala de ultrassom, que o município não possuía, e dois geradores de energia.
O secretário lembra ainda que ocorreram capacitações dos profissionais em diversas áreas da saúde, bem como a contratação de seis novos médicos e dois dentistas para compor a equipe. Uma nova Farmácia Básica, totalmente abastecida e equipada e novos equipamentos odontológicos; aquisição de três ambulâncias.
A unidade de saúde central passou por reformas / FOTO DIVULGAÇÃO
Reformas
Quatro unidades de saúde serão reformadas e entregues até o final do ano
> Unidade de Saúde Central
> Unidade de Saúde Pedra de Amolar
> Unidade de Saúde Minas
> Unidade de Saúde Alto Baú
Os números da saúde
Exames
127 Ressonância magnética
149 Tomografias
120 Endoscopias
165 USG
52 Ecocardiogramas
282 Raio x
16 Testes Ergométricos
79 Mamografias
3.200
atendimentos na farmácia básica
17
Médicos
4.500
atendimentos
nas unidades
de saúde