Professora gasparense vence prêmio nacional

O projeto 'Costurando a Matemática', da professora Jussara Wandalen, foi um dos dez vencedores do Prêmio Educador Nota 10

Por


Professora Jussara e seus alunos / FOTO Arquivo Pessoal

A educação em Gaspar está em festa. O projeto "Costurando a Matemática", da professora de Anos Iniciais, Jussara Cristina Wandalen Schmitz, é um dos dez vencedores do Prêmio Educador Nota 10, a maior premiação da educação básica do país. O anúncio dos dez melhores aconteceu em rede nacional, na manhã desta quarta-feira (17), durante o Programa Encontro com Fátima Bernardes, exibido pela TV Globo. A entrega da premiação aos vencedores está marcada para o mês de setembro, em evento que vai acontecer em São Paulo-SP, quando então também será anunciado o Educador do Ano, que será escolhido entre os dez vencedores.

Desde que foram revelados os vencedores do prêmio, o telefone e as redes sociais da professora gasparense não pararam mais. "É muita gente me parabenizando", revela. Ainda tentando conter a emoção, Jussara disse à reportagem do Jornal Metas que somente o fato de estar entre os 50 finalistas já era um grande prêmio, por isso ela ainda não conseguiu dimensionar o tamanho da sua emoção e felicidade com a conquista. "Estou muito feliz e honrada por ter conquistado essa premiação para Gaspar e também para Santa Catarina, já que sou única professora do estado entre as dez vencedoras", afirmou. Jussara admitiu que achava muito difícil estar entre as dez, pois leu os outros 49 trabalhos finalistas e viu que eram também muito bons, "mas a gente sempre acredita naquilo que faz e, lá no fundo, com muita humildade, eu tinha a esperança de ser uma das vencedoras", destacou a professora. A premiação, ela dedica a todos os seus alunos que tão bem assimilaram a proposta do projeto. Ela apenas lamentou que o momento é de recesso escolar, pois, caso contrário, o dia de hoje seria de muita festa na escola, mas prometeu para o retorno das aulas a comemoração com os alunos da Frei Godofredo. Questionada se vale a pena ser professora nestes momentos, Jussara respondeu que vale a pena ser professora todos os dias. "Essa foi a profissão que eu escolhi, e eu a amo, afinal, o professor é que forma todos os outros profissionais", lembrou.



Conheça os dez vencedores do Prêmio Educador Nota 10


O projeto vencedor

O trabalho da professora Jussara, "Costurando a Matemática" foi desenvolvido com os alunos do 4º ano da Escola de Educação Básica Frei Godofredo. O projeto consistiu em ensinar matemática relacionando com o dia a dia das crianças. Por meio de um questionário enviado para a casa dos alunos, Jussara traçou um perfil de cada estudante e conheceu um pouco mais da realidade das suas famílias. Foi assim que ela descobriu que mais de 60% das famílias dos seus alunos possuía algum membro que trabalhava no setor de facção. Esse foi o ponto de partida para que os alunos buscassem mais informações com as costureiras das famílias - quantidade de peças produzidas, preços, horas trabalhadas, renda do trabalho e os custos. Uma das primeiras ações do projeto, conta a professora, foi ir até as facções. "A gente visitou algumas dessas facções e coletamos dados numéricos que aproveitamos em sala de aula para trabalhar uma matemática significativa", explicou Jussara em reportagem publicada na edição do último sábado (13) do Jornal Metas. A professora preparou então um plano de trabalho baseado nos dados apurados pelos estudantes e passou a ensinar aos alunos, de maneira bastante didática, conteúdos como estatística, medidas, as quatro operações básicas da matemática, sistema monetário, porcentagens, frações, entre outros. De acordo com a professora, as crianças reagiram empolgado aos projeto, assim como as famílias. "Tanto pelas famílias como nas facções, fomos muito bem acolhidos. As crianças se sentiram importantes e as famílias também ", destacou.

E foi essa solução criativa que chamou a atenção dos jurados na primeira fase do Prêmio Educador Nota 10, onde mais de cinco mil trabalhos, de 15 estados do país, estavam inscritos. A professora gasparense contou que inscreveu o projeto sem muitas expectativas, porém, após algumas semanas recebeu um email de uma das selecionadoras que havia se interessado pelo projeto. A partir disso iniciou-se um processo de coleta de materiais para comprovar o aprendizado, envolvimento dos alunos e a proposta do projeto. "Eles usam critérios rigorosos para comprovar que o projeto foi mesmo implantado na escola", explicou Jussara. O projeto "Costurando a Matemática" também participará da etapa nacional da Feira de Matemática, que vai acontecer em Minas Gerais no próximo ano.

Currículo

Jussara é professora de Anos Iniciais há 20 anos. Começou como ACT na prefeitura de Gaspar, tendo passado por outras escolas do município: Zenaide Schmitt Costa, Olímpio Moretto, Aninha Pamplona e Vitório Anacleto Cardoso. Em 2012, prestou concurso público para o município e foi aprovada em primeiro lugar. Formada pela Universidade Regional de Blumenau (Furb), Jussara tem ainda em seu currículo duas especializações: Psicopedagogia e Anos Iniciais e Gestão Escola. Ela é moradora do bairro Santa Terezinha e casada com Sílvio Schmitz, com quem tem uma filha, de 14 anos, Isabelle Schmitz.

O Prêmio

Maior e mais importante premiação da educação básica brasileira, o Prêmio Educador Nota 10 foi criado em 1998 e é realizado pela Fundação Victor Civita em parceria com a Fundação Roberto Marinho, apoio da Associação Nova Escola e patrocínio da Fundação Lemann, do grupo Somos Educação e da Faber-Castell. Milhares de educadores - de professores da educação infantil ao ensino médio, passando por coordenadores e gestores escolares -, de escolas públicas e privadas, inscrevem seus trabalhos a cada edição em diferentes áreas de conhecimento. Uma comissão selecionadora, composta por profissionais da educação, analisa todos os trabalhos, selecionando 50 finalistas. Entre eles, são escolhidos os dez Educadores Nota 10 e, entre os dez, o Educador do Ano. Ao longo das últimas 21 edições foram recebidos mais de 70 mil projetos, e foram premiados 231 educadores, entre professores e gestores escolares, que receberam aproximadamente R$ 2,58 milhões em premiação.