Cerimônia aconteceu na manhã desta sexta-feira, dia 15, no Auditório da Prefeitura de Gaspar.

Mais um momento importante da história de Gaspar e que, futuramente, estará registrado nos documentos do Arquivo Histórico Documental Leopoldo Jorge Theodoro Schmalz. Nesta sexta-feira, dia 15 de setembro, a primeira diretora do Arquivo Histórico tomou posse: a professora de História e Geografia, Edite Muller. Ela foi indicada para a função por meio do Conselho Curador do Arquivo.

Edite é gasparense, lecionou a disciplina de História em diversas escolas de Gaspar por quase 30 anos. Em seu currículo estão múltiplas atividades exercidas nas instituições de ensino e prestação de serviços sociais.

Em seu discurso, a agora diretora agradeceu a todos que contribuíram para a criação do Arquivo Histórico. “Quero agradecer a todos, mas imensamente a dedicação e o empenho da professora Leda e da vereadora Zilma para que este momento esteja acontecendo e peço apoio. Eu vou precisar do apoio de todos. De todos os segmentos, seja a Câmara de Vereadores, do governo, dos meus colegas professores, das escolas, das secretarias municipais, dos colegas que já estão no Arquivo Histórico e, obviamente, vou continuar de braços dados com a professora Leda", destacou.

Já a professora e pesquisadora Leda Maria Baptista, precursora do arquivo, destacou que o sonho de preservar a história de Gaspar teve início há muitos anos. “Esse trabalho começou em 1987 e ele não deverá parar. A expectativa é que ele permaneça durante muitos e muitos anos, porque Gaspar merece. Eu gostaria de dizer que esse é um dia muito especial. Alguns professores têm suas aulas magnas e essa poderia ser uma delas", afirmou, contando um pouco do início da história do município, que agora pode ser consultada nos documentos do Arquivo Histórico.

FOTO: RAQUEL BAUER/JORNAL METAS

Criação do Arquivo Histórico

Criado oficialmente em março de 2019 por meio da Lei 3964/2019, o Arquivo Histórico tem o objetivo de promover o incentivo ao resgate da história e da cultura do município, além de ter como finalidade guardar informações e documentos necessários para o município, além de fornecer informações históricas de um local.

Com o apoio do Grupo Lince, a professora Leda Batista tem coordenado os trabalhos do arquivo, porém, para dar continuidade e aprimorar a instituição, a Prefeitura de Gaspar, com o apoio da Câmara de Vereadores, criou o cargo de Diretor do Arquivo Histórico.

A vereadora Zilma Mônica Sansão Benevenutti, que participou ativamente da criação do Arquivo quando ainda era secretária de Educação, também usou a palavra para destacar a importância que o projeto tem para a preservação da história. “Queria agradecer ao Conselho do Arquivo, acho que essa junção de forças, de sonhos e de desejos faz com que Gaspar evolua culturalmente, na sua transformação para melhor. Nós temos a parceria de muitas pessoas, mas eu gostaria de agradecer também ao Grupo Lince, porque se hoje nós temos tanto material no arquivo é porque alguém começou e esse começou foi muito importante. Agora o trabalho vai acontecer efetivamente, porque nós temos um arquivo instalado, um grupo de pessoas estruturado, que vão atuar nesse espaço. O município que não tem onde sua história possa ser consultada, possa ser alimentada e possa se tornar viva, é um município fraco, é um município pobre", frisou.

O prefeito de Gaspar, Kleber Wan-Dall, destacou que o governo tem criado as estruturas necessárias para o funcionamento do arquivo, como a criação do cargo de Diretor. “Nós montamos o arquivo no timing correto, a ponto de preservar e coletar informações, documentos e fotografias e para manter viva a nossa história, para que aquilo que nós estamos fazendo hoje também seja um marco. Nós também estamos produzindo história”, finalizou. 

Arquivo Histórico de Gaspar

O arquivo histórico contém mais de 10 mil documentos, entrevistas, filmagens e fotografias que relatam o desenvolvimento do município. O objetivo é promover o incentivo ao resgate da cultura do município, além disso, tem como finalidade fornecer informações históricas de um local. Ajudando também nas políticas públicas envolvendo a população e servindo de memória para os avanços realizados em Gaspar. Sendo um espaço público, o local auxilia em pesquisas sobre a cidade para trabalhos extracurriculares ou que envolvem uma pesquisa aprofundada sobre o passado da cidade.

Os interessados podem agendar uma visita ao local para realizar pesquisas no arquivo que contém documentações escritas e orais produzidas por historiadores, pesquisadores ou pessoas da comunidade. Para agendar, basta ligar para o número (47) 3091-2204. O arquivo está aberto de segunda a sexta-feira, das 8h às 12h e das 13h às 17h. E fica localizado na Rua Aristiliano Ramos, número 475, no Centro próximo a Biblioteca Pública Municipal Dom Daniel Hostin.