Prefeitura pode liberar trecho da Nereu Ramos
A data ainda não foi anunciada porque aguarda-se uma avaliação técnica do local
Prefeitura iniciou a recuperação do piso da via no começo da semana / FOTO IVAN LUCHTEMBERG/JORNAL METAS
A Secretaria de Obras e Serviços Urbanos e Defesa Civil do município podem liberar nos próximos dias meia pista na Rua Nereu Ramos, no bairro Coloninha - sentido Gaspar-Blumenau, onde ocorreu um deslizamento de terra há cerca de 20 dias. A previsão é de que até o final da semana haja uma definição sobre a liberação parcial ou não da via. No começo desta semana, foram executados trabalhos de recuperação do asfalto de parte da via. A repavimentação foi realizada onde foi feita a perfuração para a sondagem do solo. Porém, a pista ainda continua totalmente interditada por questões de segurança.
"Estamos estudando a possibilidade de liberar, pelo menos, meia pista, mas aguardamos a avaliação dos engenheiros para garantir que será seguro para quem transita pelo local e também para quem trabalha na obra", afirma o prefeito Kleber Wan-Dall. Equipes ainda trabalham no local nas obras de contenção emergencial.
O superintendente da Defesa Civil, Evandro Melo do Amaral, também fala em cautela para a liberação do trecho. Ele confirma que não existe uma data definida, pois ainda é preciso aguardar uma avaliação técnica dos engenheiros da Secretaria de Obras, para só depois, juntos, tomarem a decisão final. "Preferimos não causar nenhuma expectativa com relação a prazos, até porque às vezes dá a impressão que o solo está estabilizado e sem risco, o que de fato não está. É preciso acompanhar o comportamento do solo". arguimenta.
Evandro explica que mesmo se houver a liberação, a Defesa Civil e os técnicos da Secretaria de Obras vão continuar monitorando a área.
O deslizamento aconteceu no dia 18 de junho e, desde então, mais de 60 pessoas estão envolvidas diretamente nas obras e ações relacionadas à conteção e recuperação do trecho. São servidores das secretarias de Obras e Serviços Urbanos, de Planejamento Territorial e de Fazenda e Gestão Administrativa, da Superintendência de Trânsito, Superintendência de Defesa Civil, Procuradoria, além de funcionários de empresas terceirizadas e voluntários.
Recursos
Na última semana, o prefeito Kleber Wan-Dall esteve em Brasília em agenda com o secretário Nacional de Proteção e Defesa Civil, Alexandre Lucas Alves.
Na ocasião foi garantido o recurso de R$ 1,5 milhão para a execução da obra de contenção e recuperação permanente de toda a área. O aporte financeiro deve ser encaminhado através da Secretaria de Estado de Defesa Civil. Os próximos passos são finalizar o projeto e dar encaminhamento nas documentações e processos burocráticos necessários para a liberação do dinheiro.