Macarronada do Bem é sucesso

Almoço beneficente reuniu aproximadamente três mil pessoas no Parque Vila Germânica

Por

Um sucesso. Assim pode ser definida a oitava edição da Macarronada do Bem, promovida no sábado (10), em Blumenau, pela Associação Cavaleiros da Luz. O evento lotou o setor 2 do Parque Vila Germânica e superou as expectativas da organização. Segundo informações, aproximadamente três mil cartões para o almoço foram vendidos. O balanço final ainda não foi fechado mas os organizadores estão otimistas. "Certamente os recursos serão suficientes para as demandas das duas principais entidades que serão beneficiadas com a verba deste ano", afirmam. Ao todo, foram 600 quilos de massa e 200 quilos de carne e 200 quilos de linguiça, para a preparação dos molhos.   

A cada ano o evento cresce e, nesta edição, segundo os organizadores, o diferencial foi a presença do público no evento. De acordo com a associação, ano passado o evento teve a presença de cerca de 1.500 pessoas almoçando no local, pois muitas preferiram levar o almoço para saborear em casa. Nesta edição, a frequência foi de quase três mil pessoas no local, resultando em uma grande confraternização. Além dos blumenauenses, o evento contou com a presença de pessoas de cidades vizinhas, como Gaspar. O evento, inclusive, não beneficia exclusivamente entidades de Blumenau. No ano passado, por exemplo, a Casa lar, entidade gasparense, recebeu ajuda.

Neste ano, as principais entidades beneficiadas são a Associação de Amigos, Pais e Portadores de Mielomelingocele (AAPPM) e a ONG Instituto Elo Vital, mas os recursos também beneficiarão outros grupos. Com os recursos recebidos, a AAPPM pretende reformar a sede própria, adaptando todos os cômodos para receber as crianças com mais conforto. A ONG Elo Vital também usará os recursos para manter as atividades oferecidas, entre elas o Jiu-Jitsu.

Edenilson Tambosi, um dos organizadores, explica que a Macarronada do Bem é um movimento de empresários que se reúnem voluntariamente para executar ações que beneficiem a sociedade. "Nosso objetivo é poder transformar vidas por meio de boas ações", aponta. A primeira edição da Macarronada Beneficente teve como objetivo ajudar famílias atingidas pela forte enchente no Alto Vale do Itajaí. Com o lucro obtido na primeira edição, foi possível auxiliar 43 famílias na cidade de Rio do Oeste.

Desde então, o evento acontece anualmente, sempre com o intuito de auxiliar ações filantrópicas e de assistência social. Os recursos gerados pelo evento são geridos pela Associação Beneficente Cavaleiros da Luz e transferidos para as entidades que utilizam as verbas em projetos por elas apresentados.

As entidades 

A AAPPM é uma Organização Sem Fins Lucrativos que atende pessoas com mielomeningocele, e tem por missão promover ações de prevenção, proteção, orientação e amparo às pessoas com deficiência física em decorrência da mielomeningocele e consequências, com a finalidade de garantir a defesa e efetivação dos direitos socioassistenciais.

Já o Instituto Elo Vital, criado em 2009, centraliza três projetos "Vida sem Drogas", "Dentista Amigo", e "Projeto jiu-Jitsu". Todos têm por objetivo atender crianças e jovens, auxiliando-os a trilhar o caminho do bem. Atualmente, 200 pessoas são atendidas pelos projetos. A principal necessidade é de quimonos e faixas para as crianças.