Prefeitura atualiza situação das chuvas em Gaspar

Rio Itajaí-Açu já superou 6 metros

Por

Prefeito Kleber Wan-Dall, o vice-prefeito, Marcelo Brick e a superintendente da Defesa Civil, Ana Janaína Medeiros //FOTO CINARA MULLER/PMG

A Prefeitura de Gaspar atualizou, começo da tarde, a situação das chuvas em Gaspar e na região do Vale do Itajaí. Participaram da live, o prefeito Kleber Wan-Dall; o vice-prefeito, Marcelo Brick; e a Superintendente da Defesa Civil do município, Ana Janaína Medeiros. Diante das previsões para as próximas horas, o município vai decretar situação de emergência. De acordo com a Defesa Civil, já choveu até o momento 170mm desde a terça-feira, o que representa um volume considerável. Somente nas últimas 24h choveu, na média, 30mm de chuva, mas esse volume deve aumentar para 70mm nas próximas horas. Neste momento, o Rio Itajaí-Açu está 6,48 metros acima do seu nível normal, com a previsão de alcançar entre 8 e 9 metros. Chove bastante no Alto Vale e essa água deve ainda levar algumas horas para chegar a Gaspar.

Por isso, a Prefeitura adotou novas medidas, como a abertura de mais um dois abrigos para móveis e outro para pessoas e pets.  O novo abrigo para móveis fica na Escola Frei Godofredo, no bairro Sete de Setembro, que se junta outros cinco: Sociedade União, Comunidade São Judas Tadeu, Sociedade Tamandaré, Escola Dolores Krauss e Escola Agenor Zimmermann. O abrigo para pessoas foi ativado na Escola Vitório Anacleto Cardoso. Um segundo abrigo funciona na Comunidade do bairro Santa Terezinha.

Desde a abertura dos abrigos já foram realizadas 40 mudanças e 52 pessoas encontram-se no abrigo do Santa Terezinha. De acordo com a Prefeitura, estes abrigos também estão recebendo pets.

O prefeito Kleber Wan-Dall reforçou a importância das pessoas informarem a Defesa Civil, no número 199 e dos outros canais de comunicação da Prefeitura, qualquer transferência de móveis que não para os abrigos, pois isso ajuda na elaboração do decreto de situação de emergência, que será emitido pela Prefeitura até  final deste domingo.

Agricultores, que porventura tenham prejuízos em suas lavouras, também devem fazer esse comunicado ao poder público.

Desde ontem, o Hospital de Gaspar suspendeu por tempo indeterminado cirurgias eletivas, pois alguns funcionários da instituição já não estão mais conseguindo ir trabalhar por causa da chuva, além também da dificuldade do hospital de receber insumos. O atendimento, segundo o prefeito, está restrito a situações de urgência e emergência.

A prefeitura ainda vai decidir, até o final do dia, se as unidades de saúde irão funcionar nesta segunda-feira. Por enquanto, apenas duas delas estão fechadas – Figueira e Coloninha – porque estão localizadas em áreas mais baixas da cidade. As aulas nas redes municipal, estadual e particular seguem canceladas nesta segunda e terça-feira.

O prefeito também comentou sobre a situação da Barragem Norte, em José Boiteux. Segundo ele,  impasse continua, mesmo depois do governador determinar o fechamento das comportas na tarde de ontem. “Houve conflito com os indígenas e o governo está tentando colocar em funcionamento, não podemos contar com este benefício por enquanto”, afirmou Wan-Dall.

Wan-Dall voltou a pedir que os moradores das localidades mais baixas se previnam. “Atenção máxima para deslizamentos para as pessoas que moram próximas a encostas de morros”.

O prefeito também reforçou que transporte coletivo urbano segue normal, mas pode haver interrupção de algumas linhas em função do alagamento de ruas, assim como a coleta do lixo pode sofrer atrasos.

Abrigos para móveis tem segurança, garante prefeituraFOTO PMG

Sobre a segurança dos móveis que estão nos abrigos, o prefeito disse que uma empresa de segurança privada fez uma pareceria com a prefeitura para garantir a vigilância. Além disso, a Polícia Militar vem fazendo rondas neste locais. A entrega dos móveis nos abrigos é feita mediante o preenchimento de um formulário.

A superintendente da Defesa Civil, Ana Janaína Medeiros, disse que as cotas de enchente, que estão disponíveis no site da Defesa Civil e no aplicativo Alerta Gaspar, são apenas em relação ao nível do Rio Itajaí-Açu, ribeirões está fora da medição. Por isso, regiões como o Belchior não tem suas ruas incluídas, pois a grande preocupação nesta região da cidade é com o deslizamentos de terra e isso não tem como prever.  Ela também disse que, após esse período, a Defesa Civil deverá fazer uma análise da necessidade ou não de rever as cotas.

Ela também disse que a Defesa Civil trabalha em cima de previsões, por isso podem ocorrer oscilações com relação aos níveis informados do Rio Itajaí-Açu. “Assim como ele desce rápido ele (rio) sobe rápido”, explicou. Ela também informou que as duas barragens, em Ituporanga e Taió, já superaram a sua capacidade e transbordaram de ontem para hoje.

Endereço do abrigo para pessoas desabrigadas:

Comunidade Santa Terezinha – Rua Barão do Rio Branco, Santa Terezinha

EEB Professor Vitório Anacleto Cardoso – Rua Estrada Geral Poço Grande, 87 – Lagoa

Endereços dos abrigos de móveis:

Sociedade Esportiva União – Endereço: R. Luiz Franzoi, 2111 – Margem Esquerda, Gaspar – SC, 89114-442

São Judas Tadeu – Endereço: R. Pedro Simon, 2313-2315 – Margem Esquerda, Gaspar – SC, 89116-520

EEB Professora Dolores Luzia dos Santos Krauss – Endereço: Rua Guilherme Sabel, 350 – Figueira

EEB Arnoldo Agenor Zimmermann – Endereço: Rua Adriano Kormann, 599, Bela Vista (Acesso pela Rua Selma Zimmermann)

Sociedade Tamandaré – Rua Geral Poço Grande, 5300 – Lagoa

Escola Frei Godofredo – Rua Manoel Bittencourt, 330 – Sete de Setembro

Vias interditadas por completo:

Rua Gregório Schimtt, Gaspar Alto, após a ponte.
Ponte Pênsil no bairro gasparinho.

Ruas que já registraram alagamentos desde quarta-feira, dia 04:

Rua Petúnia, 911 – Figueira
Avenida Hilberto Gaertner, 1025 – Figueira
Rua Alfazema, 522 – Figueira
Rua Flor de Laranjeira – Figueira
Rua Lírio – Figueira
Rua Sertão Verde, 1026 – Margem Esquerda
Rua Costa Rica, 521 – Margem Esquerda
Rua Maestro Egon Bohn – Coloninha
Rua Amazonas – Bela Vista
Rua Joaquim Alves de Andrade – Lagoa