Ponte pênsil permanecerá fechada

Chuvas do último fim de semana podem ter comprometido da estrutura da pinguela, como é conhecida

Por

Ponte está novamente interditada //

Aos poucos, Gaspar vai retomando a rotina. Nesta terça-feira, dia 10, todos os serviços funcionaram normalmente. A água acumulada nas ruas vai baixando e a Secretaria de Obras vai tapando buracos e colocando macadame. A exceção é velha ponte pênsil, que liga a Rua Ponte Serrada, no bairro Gasparinho, ao bairro Gaspar Grande. A passagem de pedestres foi fechada por conta do volume elevado de água que acabou comprometendo a sua estrutura de madeira, o que coloca em risco a segurança da população. A prefeitura informou que área de engenharia ainda irá avaliar as condições da “pinguela”, como é conhecida, para saber qual o grau de comprometimento e o que precisa ser feito. 

Por enquanto, a prioridade da Secretaria de Obras é recuperar as ruas com patrolamento, colocação de material fresado de asfalto, pra melhorar a trafegabilidade, aberturas de calhas de meios fios para um melhor escoamento das águas, serviços de iluminação pública e limpeza de vias que sofreram com deslizamentos, para garantir o acesso da comunidade aos direitos básicos. “O mais rápido possível, a secretaria de obras irá avaliar a estrutura da ponte”, afirmou a a assessoria de imprensa.
Essa não é a primeira vez que ponte pênsil apresenta problemas na sua estrutura. Em 2018, a Prefeitura também precisou interditar a passagem por conta de melhorias que precisavam ser feitas nos cabos de sustentação, na madeira sobre a qual os pedestres caminham, na rede de proteção e ainda na iluminação. O pontilhão foi construído durante o governo de Luiz Fernando Poli, na década de 1990. Em Em 2012, os moradores chegaram a fazer uma reforma na ponte por conta própria.