Técnicos conheceram a produção de trutas e tilápias em Gaspar

A sexta-feira (14) foi especial para os participantes do X Aquaciência – Congresso Brasileiro de Aquicultura e Biologia Aquática. Isso porque, durante o dia, cerca de 20 pessoas participaram de uma visita técnica na Fazenda de cultivo de tilápia Nossa Sra. de Fátima e Truticultura Bertoldi. Na oportunidade os produtores puderam demonstrar sua produção, manejo, técnicas da atividade.
Participaram da visita pesquisadores, docentes, alunos de graduação e pós-graduação, além de empresários e profissionais do setor aquícola e tem como objetivo divulgar e debater os avanços e tendências da aquicultura e da biologia aquática.
Em Gaspar a produção de pescados é um dos principais fatores econômicos do município. De acordo com o secretário da pasta, Cleverson Ferreira dos Santos, essa foi uma oportunidade para pessoas de todo o país conhecerem a produção de pescados gasparenses. “Estamos felizes em receber esses pesquisadores aqui no nosso município. Foi uma oportunidade de mostrar o trabalho sério que é realizado aqui e mostrar que Gaspar é referência também na piscicultura” pontua o secretário.
Além da visita, na quarta-feira, dia 11, foi apresentado pela professora do Instituto Federal de Santa Catarina – IFSC, Graciane Pereira, o trabalho “Arranjo produtivo local da piscicultura: promoção do consumo de peixe em Gaspar”. O trabalho é fruto de projetos de pesquisa e extensão realizados por meio de parcerias entre a Prefeitura de Gaspar, a Aquipar e o IFSC. As atividades educomunicativas envolveram seis escolas e mais de 450 alunos em 2022, com o intuito de promover o conhecimento da atividade, valorização dos produtores e o aumento do consumo de peixe produzido no município e ações importantes na busca pela sustentabilidade.
A produtora de peixes, Ofélia Campigotto da Associação dos Aquicultores do Município de Gaspar – AQUIPAR também realizou uma palestra com o tema sobre associações, também na quarta-feira.
O congresso é organizado pela equipe do Departamento de Aquicultura da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), em parceria com a Universidade do Estado de Santa Catarina (UDESC), Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Santa Catarina (IFSC), Instituto Federal Catarinense (IFC), Universidade do Vale do Itajaí (UNIVALI), Associação Catarinense de Aquicultura (ACAq), Empresa de Pesquisa Agropecuária e Extensão Rural de Santa Catarina (EPAGRI) e Secretaria de Estado da Agricultura, Pesca e Desenvolvimento Rural.