Orquestra se apresenta em Gaspar
Orquestra de Câmara de Blumenau traz a música de Vivaldi
No dia 20 de setembro, Gaspar será contemplada com um espetáculo de encher o coração: a apresentação “Música para a vida - As quatro estações de Vivaldi”, apresentada pela Orquestra de Câmara de Blumenau. O concerto acontece às 20h30, na Igreja Matriz São Pedro Apóstolo, com entrada franca. O responsável por trazer o espetáculo para Gaspar é o violinista e diretor artístico da Orquestra, Daniele Girardello, um italiano que há 21 anos mora em Gaspar.
Daniele tem 54 anos e fará 55 no dia da apresentação e diz que para ele, será um grande presente que o público compareça para prestigiar o espetáculo. “Eu convido a todos para dia 20 de setembro irem assistir ao espetáculo. Já fizemos em Blumenau e em Indaial e tivemos muito sucesso. O repertório é muito bonito, todo mundo já escutou as quatro estações, são músicas muito utilizadas na televisão, em programas, publicidade, todo mundo vai reconhecer as músicas. Para mim vai ser um presente, porque é o dia do meu aniversário. Eu gostaria de ter esse presente e realmente vale a pena, vai ser muito bonito”, afirma.
Vinda ao Brasil
O músico nasceu no Nordeste da Itália, próximo a Veneza, e se mudou para o Brasil em 2001, depois de conhecer a gasparense Marisete Fachini. O encontro dos dois aconteceu durante uma turnê da Orquestra de Câmara de Veneza, da qual Daniele fazia parte. “Eu trabalhei na Orquestra de Câmara de Veneza por mais ou menos dez anos e nós fazíamos bastante turnês pelo mundo. Em uma dessas turnês, que foi pelo Brasil, Espanha e França, nos apresentamos em São Paulo, Belo Horizonte e Blumenau. E depois do concerto nós fomos à uma choperia da cidade e encontrei essa cidadã de Gaspar, que é a Marisete. Nós nos conhecemos, casamos e desde lá moro aqui”, relembra.
Daniele conta que aquela foi sua primeira vez no país. “ Eu não tinha noção naquela época do que era o Brasil, mas fui descobrindo. Adorei essa região, que é muito ?similar ao lugar onde eu morava, me adaptei, adoro morar aqui, normalmente uma vez por ano volto para a Itália para rever a família e amigos, mas eu sinto que minha casa é o Brasil assim como é na Itália”, destaca.
Trajetória
O violinista também relembrou como foi sua chegada à Orquestra de Câmara de Blumenau. “Eu cheguei aqui em 2002 como violinista. Trabalhei no Teatro Carlos Gomes e também na escola SCAR Centro Cultural, em Jaraguá do Sul. Fiquei até 2006 como violinista, como primeiro violino. Depois de 2006 eu fui convidado a assumir o cargo de diretor artístico e desde lá estou continuando esse trabalho”, destaca Daniele.
Ele explica que o diretor artístico é responsável por um pouco de tudo dentro do grupo. É ele quem decide o repertório, escolhe os músicos e também é a pessoa que tem um relacionamento com os empresários e com os políticos para poder vender o produto. “É preciso ter muitas habilidades e se aprofundar nos projetos que, às vezes, não são fáceis de desenvolver”, afirma Girardello.
Atualmente, a Orquestra de Câmara de Blumenau é formada por cerca de 20 músicos que tocam instrumentos de corda, que são os violinos, violas, violoncelo e contrabaixo, além de toda a equipe técnica. Porém, dependendo da apresentação pode ter também sopros e solistas.
Pós-pandemia
Após três anos de pandemia, a Orquestra de Câmara de Blumenau retomou os espetáculos este ano. Desde abril já foram algumas apresentações, a exemplo do “Música para a Vida”, mas a programação de eventos continua. “Desde abril que estamos fazendo os concertos por meio de leis de incentivo à cultura, como a Lei Rouanet, o Programa de Incentivo à Cultura Mecenato Estadual de Santa Catarina e o Programa de Incentivo à Cultura (PIC). Normalmente estamos fazendo um concerto por semana nessa região, em várias cidades aqui do Vale. Depois das quatro estações, nós vamos ter cerca de cinco ou seis concertos com trilha sonora de filmes. Nós já estreamos esse repertório no começo do ano, teve muito sucesso e por isso que estamos refazendo. Além disso, no final do ano, em novembro, teremos uma apresentação com o Renato Borghetti em Blumenau. Já deixo o convite para todos prestigiarem também”, convida.
?